arrow_drop_down
arrow_drop_down
7 dicas para você escrever mais e melhor!

7 dicas para você escrever mais e melhor!

Como jornalista, preciso confessar para vocês, que sim, até eu tenho meus bloqueios criativos. Não é todo dia que estamos inspirados para escrever. Mas, a realidade, é que no meu caso, não tenho muita escolha, preciso produzir conteúdos diários (risos).

Mas, aí é que vem a boa notícia! Sabia que ter um blog é uma ótima maneira de exercitar seu lado criativo e deixar o texto fluir?

Além do blog facilitar que você seja encontrado mais facilmente no Google, sua escrita e os conteúdos que você compartilha credibiliza o trabalho que você desenvolve, seja de qual segmento for. Seja na música, nas artes, como pregador, pastor, como escritor.

Por isso, trouxe aqui alguns pontos para te ajudar neste processo de escrita:

  1. Sabe aquele dia que você acorda super inspirado? É neste dia que você deve testar e deixar fluir seu eu escritor. Escreva sobre assuntos que gosta, ama, e claro, que você domina. Falar sobre temas que dominamos nos dá mais segurança na escrita.
  2. Ninguém nasce sabendo escrever. Pelo menos, até hoje, que eu saiba (risos). Mas, lembre-se que um bom escritor é aquela pessoa que trás com ela em sua bagagem experiências diferentes na leitura, escrita, como bom ouvinte e espectador. Sim, pensou que aquelas horas de série assistidas não serviriam para nada! Claro que sim. Todo seu vocabulário, suas ideias e pensamentos são originados de suas vivências.
  3. Um ponto que pode te ajudar muito é, anotar temas sobre os quais gosta de falar. Para cada novo post, escolha um deles e desenvolva o texto a partir daquele viés. Olha que interessante. Uma semana você pode falar, por exemplo, sobre como é seu processo criativo para compor uma música. Na outra semana, você pode contar como você venceu o medo de ser um compositor. Não é legal?
  4. Lembro que na faculdade de Jornalismo, tive uma professora que nos dizia que um texto nunca estava pronto. Sim, chega um momento que você precisa abandonar a escrita e aceitar que está "ok" até ali. A tentativa constante de perfeição nos leva à frustração. E escrever é um processo para ser leve, curtido e não para te gerar stress.
  5. Você já parou para fazer as contas de quantos textos você escreve por dia no WhatsApp, e-mails, Twitter e redes sociais de uma maneira geral? Se você unir tudo que escreveu em uma semana, dá um caldo? Provavelmente sim. E você vai perceber que não escreve tão mal como pensa. Pelo contrário. Que sua linha de raciocínio tem sido cada vez mais aprimorada graças ao constante uso do ambiente digital. =)
  6. Para ser um bom escritor, pelo menos, manter um blog, você precisa de um bom planejamento de conteúdo, investimento de tempo e constância. Não adianta postar hoje e daqui a um ano. Escreva sempre. Pelo menos uma vez por semana. Se as ideias fluírem mais rapidamente, aumente a frequência! Você vai perceber que vai ser mais fácil manter seus canais atualizados!
  7. Quando você escreve com frequência sobre um tema e demonstra conhecimento sobre ele, passa a ser reconhecido no ambiente digital como referência no assunto.

Deixe o link do seu blog aqui nos comentários para que possamos conhecer!


Elis Amâncio é jornalista, especialista em digital, head de Marketing da Hitbel. Trabalha desde 2007 em comunicação no meio cristão. É autora dos livros: Mídias Sociais na Igreja, Comunicando o Reino e Redes Sociales para la Iglesia.