arrow_drop_down
arrow_drop_down
O Dilema das Redes pelo olhar cristão

O Dilema das Redes pelo olhar cristão

Vivendo o DILEMA das redes na prática. Autora de 3 livros na área de Comunicação para igrejas, além de mais de 10 mil alunos por todo o Brasil e mundo. Centenas e milhares de horas de mentorias e consultorias. Eu creio, Deus está acima de qualquer dilema, mas, sim, me incomodou. 


Gravei um IGTV e um podcast falando sobre minha visão pessoal em torno do documentário O Dilema das Redes na Netflix, sob o olhar cristão. Vi e revi o documentário. Em seguida fui assistir outros 2: A Era dos Dados e Privacidade Hackeada.


Você que já viu estes 3 documentários deve imaginar como meu coração de jornalista cristã ficou. Chorei e chorei. Tive o privilégio de ver a transição da era analógica para a era digital. Vi a era da informação nascer e agora a era da desinformação se desenvolver. Pensei e penso na quantidade de pessoas que sofrem bullying ou são expostas de diversas maneiras injustas por causa da Internet. Assim como aquela adolescente do Dilema das Redes.


O DILEMA aqui não é sobre usar ou não as redes sociais. 🟣 É COMO USAR, é um caminho sem volta? Sim? Mas, precisamos falar sobre EDUCAÇÃO DIGITAL. 🟣 Lembro sobre quando comecei a falar sobre o TikTok nas minhas palestras há pouco mais de 2 anos, eu: “Fique de olho no TikTok. Os adolescentes já estão lá. Inclusive, a única rede em que encontrei adolescente evangelizando. Oriente, acesse, entenda a rede e ajude”. Acho que as pessoas não me entenderam tão bem assim. 


É a tecnologia do nosso tempo. Peçamos sabedoria a Deus para usá-la. 


✉️ As nossas cartas enviadas pelos correios de ontem, são nossos posts digitais hoje.

🎫 Nossos bilhetinhos de ontem, os tuítes/whatsapp de hoje. 

📸 O retrato cuidadoso de ontem, são nossos vídeos, boomerangs, reels, stories e tiktoks de hoje, estourando a memória do celular todo dia.

📻A música que oferecíamos no rádio, é aquela música que compartilhamos para os amigos ouvirem por um link.

💿 As pilhas de CDs e DVDs, substituídos por plataformas como YouTube, Netflix, Prime Vídeo, etc.

📝 Panfletar folhetos nas ruas de ontem, é o post nosso de cada dia dando bom testemunho do que Jesus Cristo tem feito em nossas vidas.

🔪 Os perseguidores de ontem, são os haters de hoje. Já falei sobre isso, anos atrás aqui, inclusive. 

📖 Antes não se lia a Bíblia porque não se sabia ler. Hoje não se lê a Bíblia porque fica tanto na Internet que não tem tempo para viver. 

😔Por maior que sejam os DILEMAS, por maior que sejam as dificuldades.

😖Por mais que tenhamos aquele sentimento horrível de: onde foram parar meus dados? quem está consumindo o que publico?

🤩Acredito que nossa mensagem precisa ser levada. Se tem alguém me hackeando: saiba que Jesus é Rei. Ele ressuscitou, vive, reina e voltará. 


➡️ Se você não reparou, mudou como a história está sendo contada. Neste breve espaço de vida que temos neste planeta, que possamos deixar como legado para nossos filhos, netos e gerações futuras: o legado da geração digital que aproveitou ao máximo do que tinha em mãos para falar sobre JESUS CRISTO. 


🙏🏻❤️ “Vós sois A CARTA de CRISTO”. (2 Coríntios 3.2)


🔵🔵 Se puder, SALVE ESTE POST para ler e reler. Compartilhe com quem não pode esquecer: isso aqui não é sobre privacidade, é sobre usarmos este espaço com consciência de que mesmo sendo “hackeados”, sim, nós proclamamos nossa fé em Cristo. 


Elis Amâncio
13/10/2020


Foto: Renato Lied.