Artigos,  Blog

Li o Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han

“O que causa a depressão do esgotamento não é o imperativo de obedecer apenas a si mesmo, mas a pressão de desempenho. (…) a Síndrome de Burnout não expressa a si-mesmo esgotado, mas antes a alma consumida.”. 

“A técnica temporal e de atenção multitasking (multitarefa) não representa nenhum progresso civilizatório. A multitarefa não é uma capacidade para a qual só seria capaz o homem na sociedade trabalhista e de informação pós-moderna. Trata-se de um retrocesso. 

Você se sente cansado sem ter feito coisa?

Tem dificuldade em ler algum textos mais longo ou até mesmo assistir vídeos?

Se sente cada vez mais fadigado? Isso pode ser reflexo da sociedade em que vivemos. 

Estou concluindo a leitura do livro Sociedade do Cansaço, do filósofo coreano, Byung-Chul Han. Não poderia deixar de registrar algumas provocações da tese levantada por ele nesta obra aqui neste canal. Ele contextualiza como era a Sociedade Moderna do século XX e como temos vivido como Sociedade Contemporânea. Ele traça um paralelo de como historicamente o capitalismo tem influenciado nossas vidas com o excesso de positividade e produtividade. Uma positividade tóxica mesmo. Faz com que muitos de nós nos sintamos mal se não conseguimos algo, seja conquistar uma promoção no trabalho, um bem ou uma viagem de férias. Bem algo do tipo: “trabalhe enquanto eles dormem”. 

O livro me trouxe ótimas (e duras) reflexões para minha pesquisa do mestrado, mas, também para a vida. Lembro de quando, ainda nos anos 2000, era muito comum a pessoa multitarefa ser alguém bem vista, proativa. Mas, é exatamente este excesso de produtividade que pode destruir a vida de uma pessoa. Não dá para esgotar o tema em um post, mas, acho que é o início de uma reflexão para todos nós. Pare e pense sobre isso. 

Você tem tido momentos de entretenimento ou de lazer? 

Você sabia que lazer e entretenimento não são sinônimos?

Você consegue ficar sem fazer nada? Nada mesmo? 

Quais são seus sonhos? Seus objetivos? 

Eles estão sempre relacionados à sua carreira ou trabalho?

Qual foi o último pôr do sol que ficou parado, somente assistindo? 

Até a próxima!

Elis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *