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Agendamentos e postagens nas Redes Sociais

* Post atualizado em abril/2019.

Hoje vamos falar sobre Agendamentos e Postagens nas Redes Sociais. Muita gente não sabe, mas, é possível agendar todas as suas publicações para seus canais digitais. Isso quer dizer que você ganha tempo e não precisa estar on-line sábado, domingo e feriado para fazer as postagens da sua instituição/marca.

Desde 2016 utilizo o gerenciador de redes sociais Mlabs para fazer agendamento de posts nas Redes Sociais. Não apenas isso, o Mlabs te oferece relatório de acompanhamento diário das postagens a partir do Analytics das próprias redes sociais. Os relatórios te ajudam a entender quais os melhores dias e horários para publicar de acordo com O SEU PÚBLICO.

Há alguns anos era comum dizer os melhores dias e horários para publicar algo na Internet, mas, hoje temos o entendimento que os seguidores de cada marca possuem comportamentos distintos.

É comum termos a compreensão que os melhores horários de uma maneira geral estão em torno dos horários de almoço (12h-14h), saída do trabalho (18h-20h) e saída da aula (22h-00h). Daí a importância da pessoa que administra as redes sociais de uma igreja/ministério não ser apenas um bom produtor de conteúdo, mas, ser uma analista de mídias sociais, saber analisar dados e transformá-los em ações eficientes.

Outra pergunta que sempre ouço é: Elis, quantas postagens “devo” fazer por dia? Não existe um número certo de postagens, use o BOM SENSO.

– O número de postagens vai depender da qualidade e quantidade de conteúdo que você tem. Já acreditei que o mínimo seria um por dia, mas, de fato, depende da sua marca, do comportamento do seu público e desta análise que precisa ser feita dos relatórios/gráficos analytics de todos os seus canais digitais (inclusive do site/blog).

– Se sua marca tem muita coisa bacana para mostrar, não adianta publicar tudo de uma vez. Lembre que você pode cansar seus seguidores. O ano tem 365 dias ou seja 52 semanas, você precisa de conteúdo para o ano todo. Crie seu planejamento e organize as postagem. Daí a importância de uma ferramenta que não apenas faça agendamentos, mas, te entregue relatórios eficientes.

–  Ao publicar algo, faça legendas descritivas e que tragam conteúdo de valor ao seu público. Sempre que puder, detalhe ao máximo sobre o que está na imagem para que sua comunicação seja mais inclusiva e acessível para os portadores de necessidades especiais que usam softwares para leitura de conteúdos.

– Faça testes. Somente assim vai descobrir quais os melhores conteúdos para cada horário. Cada público é de um jeito e vai interagir de forma diferente.

PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO – TESTES:

– Facebook: Teste agendar de 1 a 3 postagens por dia. Use a criatividade. NÃO REPITA PUBLICAÇÕES (vale para todas). Se tiver que reforçar uma mensagem, publique com texto e imagem diferentes.
– Instagram: 1 por dia no feed e cuidado com os excessos nos Stories. NÃO ESQUEÇA! O Instagram é uma rede “leve”. Se a marca começa a encher a timeline irá cansar os seguidores. O ideal é encontrar o ponto de equilíbrio e aproveitar melhor o conteúdo que tem ao longo do mês. Claro, em casos excepcionais as postagens serão em maior quantidade, mesmo assim, precisam fazer sentido.
– Twitter: 1 a 3 postagens.

ENTENDA que você e sua marca não precisam estar em todas as redes sociais. Esteja ONDE seu público está. Tem muita marca gastando energia no Twitter e Instagram e esquecendo da audiência do FACEBOOK que é a principal Rede no Brasil (cerca de 130 milhões de brasileiros), enquanto o INSTAGRAM tem cerca de 69 milhões de acordo com pesquisa divulgada por Hootsuite e We Are Social, em janeiro/2019.

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