Blog,  Diversos

Descansar é preciso – 6 dicas para um descanso de qualidade

1394430_10201716837776539_3086981_n
Foto que fiz no Centro de Arte Contemporânea Inhotim (Brumadinho/MG)

Dedicamos bastante tempo de nossas vidas ao trabalho, estudos, vida social – família e amigos. A rotina cansativa envolve muitas vezes trânsito, trabalho, estudos, reuniões, telefone, redes sociais, e-mails, documentos, mais reuniões, viagens e por aí vai.

Quando vem um feriado prolongado ou um final de semana são oportunidades importantes para descansar. Sei que muitos, assim como eu, amam o que fazem (ou não), se dedicam com intensidade e compromisso. Quantas vezes viramos noites, finais de semana e feriados trabalhando?

Uma vez ou outra trabalhar até mais tarde, dedicar-se um pouco mais para finalizar um projeto ou relatório, faz parte mesmo. Mas, a questão aqui é a importância de fazer uma pausa, não apenas para dormir, mas, descansar de verdade.

Nos últimos três anos venho praticando algo que tem melhorado, inclusive, a qualidade do meu trabalho que é exatamente, praticar o DESCANSO. Aprendi a pelo menos uma vez por semana passar um dia TOTALMENTE OFFline. Sim, eu sei, é difícil. Principalmente no início. Mas, é extremamente importante parar.

Descobri que quando paro para descansar, volto renovada para desenvolver minhas tarefas. Por diversas vezes precisei escrever textos/matérias/artigos e a inspiração fugia, sentia a mente muito cansada. Depois de fazer pausas para descansar a mente ao voltar para meus textos a produção fluía bem.

Sei que vivemos nesta loucura de deadline (prazos) curtos, trabalhando intensamente ou estudando muito. Mas, encorajo você a DESCANSAR. Uma das causas do Stress é exatamente o cansaço. Estamos exigindo do corpo e da mente mais do que eles podem oferecer.

Algumas dicas para desopilar a mente:

  • Fique OFFline
    Tente ficar totalmente OFFline pelo menos uma vez por semana. No início pode parecer muito difícil. Mas, com o tempo vai perceber como faz bem se desligar um pouco do restante do mundo e viver a experiência do olho no olho com quem está perto de você todos os dias e você nem percebe.
  • Leia um livro
    Sei que muita gente, mas, muita gente mesmo não tem o hábito de leitura. Estes dias estava conversando com meu namorado sobre isso. Creio que muitas pessoas não gostam de ler por causa da metodologia errada de muitas escolas que colocam os alunos para ler livros que não são da faixa etária deles. Liam textos densos com a idade errada. Procure livros de temas que você gosta. Se você não gostar do primeiro, continue tentando. Você vai encontrar um livro que tenha a linguagem que você gosta. Conheço pessoas – e eu também gosto – que curtem ler Revistas em Quadrinhos (Gibis). Quando era criança aprendi a gostar de leitura por causa deles. Vale a pena tentar ler alguma coisa.
  • Assista um Seriado de TV
    Hoje em dia nos grandes centros com a facilidade do acesso à Internet muitas pessoas conseguem assistir seriados ONline. Não estamos mais presos às transmissões dos canais de TV. Existem Seriados para todos os gostos e estilos. Então pesquisa mais uma vez sobre temas que gosta e escolha algum para acompanhar. E deixo a dica de um aplicativo muito bacana para quem curte seriados e que ajuda a acompanhar os episódios e temporadas, se chama TV Show. O meu preferido é F.R.I.E.N.D.S., também gosto de Arrow, Flash, The BlackList, Once Upon a Time, entre outros.
  • Faça passeios ao ar livre
    Saia nem que seja para ir em uma praça, sítio, chácara, clube, praia. Saia do seu ambiente cotidiano. Mude o seu trajeto ao voltar do trabalho ou da aula. Tire sua mente e o corpo da rotina. Faz bem.
  • Pratique um Esporte
    Nunca fui atleta, pelo contrário, sempre fui muito sedentária. Há dois anos que comecei a fazer caminhadas, sei que não é em si uma atividade esportiva, ainda assim, melhor que nada. E mesmo assim, emagreci cerca de 20 kg neste período. Por alguns problemas de saúde não consigo fazer atividades mais pesadas, entretanto, tem feito muito bem para meu corpo e minha mente. Coloco uma boa música e saio andando por cerca de 1 hora. Seja lá qual for o esporte que goste de praticar, que tal tirar da lista de resoluções de Ano Novo e colocar em prática agora? Ainda faltam mais de 60 dias para terminar o ano e você pode terminá-lo muito bem.
  • Ouça música
    Já dizia aquele velho ditado: “Quem canta seus males espante”. E assim tem sido comigo. Sempre que estou tensa demais e estou impossibilitada de sair, ler, ver seriado, etc., coloco músicas que gosto. Claro, um pouco mais animadas ou que tenham uma mensagem bem bacana. Não adianta muito colocar música “deprê”. Um momento que ajuda a descansar minha mente com música é no trânsito. Quem sabe ajude você também?

Lembre-se que não somos um Banco 30 horas e nem precisamos nos cobrar para “funcionar” assim. Somos seres humanos  temos nossas limitações e necessidades. Merecemos e precisamos de descanso para ter uma vida produtiva e sadia. Invista tempo em você, em sua família e nas pessoas que você gosta. 

Até a próxima! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *