Gráficos do Facebook
Eu amo gráficos. Principalmente os gráficos gerados pelo Facebook. Cada Página no Face tem vários gráficos com informações que auxiliam a vida do #SocialMedia. Vemos desde a Visão Geral da Página como número de curtidas, alcance, envolvimento e detalhes de cada postagem. Como também as “descurtidas” dia a dia. Com este tipo de informação é possível até mesmo saber qual o tipo de postagem faz com que as pessoas parem de seguir a sua marca.
Há também gráficos sobre alcance, visualização da página, publicações e vídeos bem detalhados. Um dos meus preferidos são estes gráficos sobre “Pessoas” que estão na foto. Com as informações dele é possível saber quem mais curte a Página, se homens ou mulheres, a faixa etária, língua, cidade, país e idioma.
Quando falamos da importância do Analista de Mídias Sociais estamos falando do profissional que é analítico, interpreta e transforma dados em produção de conteúdo de alta qualidade.
Se hoje você tem um bom trabalho no Facebook, pode ter certeza, se tivesse alguém analisando e interpretando dados, o alcance seria muito maior e melhor.
E sério, estes gráficos são apenas a “ponta do Iceberg”. Cruzando dados do Face com gráficos do Google Analytics (do seu site) e encurtadores como Bitly ou Google Shortener você terá em mãos quem é seu público. Já vi gente achando que falava com mulheres entre 25-34 anos e os gráficos provaram que quem consumia o conteúdo deles eram jovens de 13-24. Ela usava uma linguagem que não alcançava o público esperado.
Mas, e aí? Nestas horas é importante rever toda sua estratégia de comunicação, pontos fortes e fracos e trabalhar neles. Parece difícil, mas, é uma delícia fazer isso.
Vejo muita gente gastando energia no Instagram e no Snapchat. Mas, é preciso avaliar se não está gastando muito tempo e energia na rede social errada. Para uma marca é importante estar e falar em redes diferentes (sim!), mas, é preciso usar a inteligência para otimizar o tempo!
Na foto abaixo estou mostrando o gráfico de Pessoas de três Páginas diferentes no Face. É interessante notar que para cada página o público é diferente. Daí a importância do diagnóstico e de conhecer bem o seu público.