Minhas referências hoje na Internet – quem eu gosto de seguir! =)
Vira e mexe alguém me pergunta quais são minhas principais referências na área de Comunicação e Marketing Digital, então, decidi criar um post permanente no blog e sempre que surgir algo novo, adicionarei neste post. Eu sigo pessoas, marcas e eventos mencionados abaixo, principalmente por serem pessoas mega antenadas e que agregam conteúdo em seus diversos canais.
Vou começar pelo digital que faz muito mais sentido pra mim agora:
- Martha Gabriel
- Edney Souza (Interney)
- Estêvão Soares
- Cristiano Santos
- Camilo Coutinho
- Liliane Ferrari
- Gutenberg Almeida
- Raquel Camargo
- Fábio Prado Lima
Eventos que gosto de seguir:
- Share (Tudo de Share – Rafael Martins)
- Campus Party Brasil
- RD Summit (Resultados Digitais) – nunca estive neste evento, mas, sonho muito mesmo!
Grupos/Comunidades que gosto de participar no Facebook:
- SMXP (Social Media Experience) não é apenas uma comunidade, mas, um grupo profissional de compartilhamento, treinamentos e muito conhecimento. É do genial Estêvão Soares e abrem as inscrições 2 vezes por ano – sim, é um grupo fechado.
- Entusiastas da Social Media
- Linkedin de A a Z
- Mídias Sociais na Igreja (óbvio, amo nosso grupinho) – além da Comunidade no Face temos uma lista de transmissão no WhatsApp. Se quiser fazer parte é só enviar a palavra “SIM” para (31) 9 9502-1305.
- Escola Social Media
Blogs que eu mais gosto:
- (além de ser meu gerenciador de Redes Sociais oficial, tem um blog maravilhoso)
- Rock Content (Marketing de Conteúdo)
Últimos livros da área que li e amei:
- Eu, você e os robôs (Martha Gabriel) – todo mundo deveria ler este livro.
- Marketing 4.0 (Kotler) – todo mundo deveria ler este livro 2.
Canais no YouTube:
- É bem difícil selecionar canais específicos, porque consumo principalmente cultura nerd por lá, tipo: Omelete, Ei Nerd, Coisa de Nerd, Cadê a Chave?, Nerd Land… nenhum deles tem muito a ver com o meu trabalho, mas, sem dúvidas, contribui para minha cultura e entendimento de comportamento e tendências. Mas, vale o destaque para:
- Primo Rico
- Meio & Mensagem (estão arrebentando com algumas séries bem legais lá!)
- Manual do Mundo
- Luciana Levy
- TEDxTalk
Sobre cursos:
- Eu fiz um post recentemente com uma lista enorme .
P.s.: Pensei em linkar todas as referências aqui… mas, de fato, vale a pena você pesquisar por todas estas referências em todos os canais digitais: sites, blogs, YouTube, Facebook, Linkedin, Instagram e Twitter. Seria pouco direcionar vocês apenas para um canal.