Sem categoria
-
A Mídia Brasileira na Copa (Overdose de Neymar)

Mineirão. Foto: Elisandra Amâncio Lembrando do motivo pelo qual criei este blog em 2007, vi que estava na hora de voltar. O Blog Verdadeiro Jornalismo surgiu da necessidade de analisar e comentar o comportamento da Imprensa para jornalistas, estudantes de Comunicação e interessados na área. Vendo que o blog mesmo sem atualização tem mais de 1 mil novos acessos por mês, quis escrever sobre a cobertura da Copa.
Estamos na última semana da Copa do Mundo da Fifa 2014 no Brasil. Há três dias o jogador brasileiro Neymar sofreu uma lesão no jogo contra a Colômbia e está fora da Copa. Depois do choque com o jogador colombiano Zuñiga, ele fraturou uma vértebra na lombar e terá de quatro a seis semanas de recuperação. Lamentável.
Mas, fazendo uma análise da mídia nestes últimos três dias, usando um pouco de eufemismo, a imprensa esta sofrendo de “overdose de Neymar”. Todos os programas de TV e telejornais têm abordado com bastante veemência a saída do jogador da Copa. Ao invés do foco estar nas quatro seleções que estão nas semifinais da competição, que são Alemanha, Argentina, Brasil e Holanda, falam ainda mais de… Neymar.
Como jornalista, fico me perguntando em que momento a linha editorial de um canal de TV, de um programa, site, jornal ou revista perdem o seu foco. Sabemos da importância do tão mencionado jogador seja em qual time (seleção) ele jogar. Mas, e os companheiros que ficaram? E os outros tantos jogadores qualificados e que também se prepararam para estar ali?
Soube por uma amiga que o Milton Neves chegou a comparar a comoção em torno da lesão de Neymar com a morte do Ayrton Senna em 1994. Como assim? Que jogada é essa em busca da audiência? Em uma rápida busca nas redes sociais é possível perceber que nem mesmo o público em geral está gostando desta enxurrada de Neymar na mídia.
Gosto de acompanhar o trabalho da imprensa esportiva brasileira, mas confesso que estou decepcionada com esta última semana de Copa do Mundo. Poderiam explorar bem mais sobre o Turismo no Brasil, conversar com os “gringos”, saber as experiências deles e do país que se preparou para receber a Copa (setor hoteleiro, comércio e serviços). Abordar mais sobre a tragédia ocorrida com a queda do viaduto em Belo Horizonte/MG que resultou na morte de duas pessoas. Existe muita pauta importante e boa para ser feita, falta é gente com iniciativa para desenvolvê-las.
Temos pelo menos mais uma semana intensa de notícias sobre o Mundial de Futebol, tomara que a Imprensa encontre um novo tom para a cobertura jornalística
-
Em um novo endereço!
Olá pessoal! Fiquei tão surpresa ao entrar aqui e descobrir que mesmo sem atualizar este canal há um ano, recebi quase 1500 acessos no último mês!
É sinal de que as dicas postadas aqui estão servindo até hoje!
Bom, mas venho avisar que estou em um novo endereço e continuo atualizando muitas dicas legais por lá!
Acesse: http://dicasdaelis.tumblr.com
Aguardo sua visita!
-
RECOMEÇO
Não gosto de escrever títulos em letra maiúscula, mas hoje o papo é realmente diferente e merece destaque.
De férias neste mês de janeiro, tive tempo para refletir sobre muita coisa. Deus, vida, família, amigos, trabalho, redes sociais… e claro, minha vida de blogueira.
Há cinco anos (e alguns meses) comecei a escrever este blog, o Verdadeiro Jornalismo. Na época acadêmica em Comunicação Social, decidi falar por meio de textos sobre o cotidiano jornalístico expondo minha opinião sobre notícias, a produção delas, o comportamento da mídia, dicas de cursos, livros e eventos legais.
Creio que venho cumprindo bem esse papel, até mesmo pelo número de acessos que o blog tem e o tempo gasto neles. Mas a realidade é que não tenho conseguido postar tanto quanto gostaria.
Férias é bom, né? E refletindo sobre tudo isso com a cabeça mais tranquila decidi migrar todo o conteúdo que produzo, independente de serem relacionados à comunicação, redes sociais e marketing digital, como também sobre música gospel – área que atuo com muita frequência – para o meu domínio www.elisamancio.com.br.
Antes pensava em manter dois espaços distintos, este para falar de comunicação de uma maneira mais solta e o outro mais “factual” apresentando meus jobs. E com a cabeça tranquila vi que é melhor canalizar tudo em um só lugar.
Espero que em 2013 consiga compartilhar conteúdo relevante e interassante para todos vocês que passam aqui. Vejo vocês no http://dicasdaelis.tumblr.com =)
-
Fim do mundo?!?

Homenagem do Google ao “fim” do calendário Maya Desde muito criança ouço histórias sobre o possível fim do mundo. Lembro que a maior preocupação das pessoas era a virada do ano 2000. Falava-se tanto em fim do mundo como o “bug do milênio”.
No dia 01/01/2000, às 00h00s01 o mundo continuava intacto. Nem o tal “bug do milênio”, temido para os computadores, gerou danos. Poucos computadores precisaram passar por algum tipo de intervenção.
Nos últimos dois anos temos ouvido falar frequentemente do “fim do mundo” datado pelos mayas para 21/12/2012, seria o fim do calendário Maya.
Hoje o Google fez uma homenagem ao povo Maya colocando o símbolo que representa o fim do calendário que previa o então “fim do mundo”. Bem criativo.
E o mundo não acabou, daqui alguns dias inventam uma nova data.
-
Paixão de jornalista: caderninhos [Libretto]

Produtos Libretto. Foto: reprodução site Libretto. Quando se fala em jornalista, uma das primeiras imagens que vem à mente são os famosos “caderninhos”. Paixão e ferramenta de trabalho de qualquer repórter, o caderninho se torna um companheiro diário – não um diário – capaz de carregar a “vida” de seu dono.
Desde o primeiro período da faculdade de Jornalismo coleciono caderninhos. Por mais tecnológica que eu seja, não consigo abrir mão das minhas anotações. É um hábito organizacional. E não é que nas minhas andanças facebookianas encontrei hoje uma marca super charmosa que produz caderninhos para todos os gostos e estilos? Estamos falando de Libretto.No site da Libretto fala que a marca surgiu em 2010, criada pelo designer Luiz Marcatto. “O objetivo principal da Libretto é, em um tempo onde a produção é mecanizada e tudo é criado em série, retomar os valores do trabalho manual, prezando sempre pelo cuidado e atenção aos detalhes. Libretto: cadernos com personalidade”.Destaco aqui as coleções: Ouro Preto, Fitas K-7, Tiradentes e VHS. Fica a dica para as comprinhas de fim de ano.
-
5 anos de Verdadeiro Jornalismo
Este ano meu blog Verdadeiro Jornalismo completou cinco anos! Apesar do aniversário do blog ter sido em agosto, somente agora em dezembro vamos celebrar esta data vou fazer sorteios de livros, CDs, DVDs, caderninhos e outros mimos que estava guardando para este momento especial.
Também celebramos a parceria com a loja virtual de mimos geek IG SHOP que vai enviar alguns presentinhos. Aproveitei o fim de ano e adquiri alguns mimos do site IG Shop para presentear meus clientes www.elisamancio.com.br.
Na próxima semana divulgarei as promoções do aniversário do blog
Aguardem!!!
-
Imaginar Design participa de Black Friday
A agência Imaginar Design foi a primeira da categoria a participar de uma edição do Black Friday no Brasil. O sucesso da promoção foi tão grande, que Marcus Castro, diretor da agência decidiu prorrogar a promoção até o próximo dia 30 de novembro.
Nesta edição a Imaginar Design oferece três combos de produtos e serviços que vão desde sessão fotográfica à produção completa de identidade visual de site e arte para CD.
Com informações do Blog da Imaginar.
-
App do dia: Chegou?
Só me dei conta do quanto adquiro produtos e encomendas pelos Correios ao ver o tanto de códigos de rastreamento para acompanhar as entregas via Internet.
Desde 2002 (ou 2003) acompanho estes tais códigos de rastreamento e desde aquela época o site dos Correios era poluído e lento. Essa experiência toda tem haver com o aplicativo (APP) de hoje que estou indicando para iPhone (não testei no iPad), é o “Chegou?”
Este aplicativo tem uma interface super simples em que se cadastra uma vez o código de rastreamento e ele vai te informando via notificações (push) – aquelas mensagens que aparecem em sua tela inicial do iPhone – cada passo da sua “encomenda”.Para quem tem um monte de códigos de rastreamento para monitorar, o “Chegou?” pode ser uma forma prática e rápida de monitorar suas entregas. No momento, aguardo três entregas em minha Caixa Postal e achei fantástico acompanhar os passos das encomendas e saber que uma delas já está disponível para ser retirada.Ao pesquisar na Internet sobre este aplicativo achei um post muito legal no Tecnoblog que entrevista um dos criadores, Marcel Müller.#FicaDica

Telas do “Chegou?” -
App do dia: Blogger
A dica de hoje é para os blogueiros de plantão! Tenho tanto no iPhone quanto no iPad o aplicativo Blogger que atualiza blogs do Blogspot.
A atual versão permite publicar e editar posts antigos, anexar fotos e visualizar a administração do blog de uma maneira rápida e prática. Há alguns meses faço posts constantemente direto destes aplicativos. E o melhor? É de graça!
-
App do dia: Instaplace
Sempre me pedem dicas de aplicativos (App) legais para iPhone e decidi atender postando pelo menos uma dica por dia.
O App de hoje é para quem curte publicar foto geolocalizada nas redes sociais, principalmente no Instagram (que agora é aberto para uso em computadores – antes era somente para celulares).
O Instaplace é um aplicativo que geolocaliza sua foto na hora do clique. Ao invés de colocar o local “mapeando” direto no Instagram o App coloca legendas bem descoladas sobre a localização da foto.
É uma maneira bem divertida e diferente de legendar a foto. E o melhor? O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store (não sei se está disponível para Android – quem souber me avisa).
Abaixo tem o ícone do Instaplace e um post que fiz no Instagram usando esse aplicativo. Em tempo, soube desse App pelo meu amigo designer Charles Assis. Como diz o sábio provérbio jornalístico: “O bom jornalista não é aquele que sabe tudo, mas o que sabe quem sabe”. Rá! =)
Baixem e curtam!
PS.: 19/11/12 23h01. Acabei de checar na Apple Store e o aplicativo #Instaplace “virou” pago, à $0,99. Pena =( .









