3º Seminário sobre TV Pública na Era Digital.
Participei nesta manhã do 3º Seminário sobre TV Pública na Era Digital da Rede Minas. Tivemos a honra de ouvir o jornalista e escritor Eugênio Bucci desenvolver vários temas sobre TV Pública. Bucci que é ex-presidente da Radiobrás, acaba de lançar o livro “Em Brasília, 19 horas”, que parece ser bem interessante e fala sobre os bastidores da rádio “pública”.
Durante o debate, Bucci falou sobre a consciência que devemos ter ao fazer uma televisão pública. “A causa não é do jornalista, do produtor independente ou do comercial da empresa, o motivo da TV existir é o público”. Ele disse que é preciso considerar que tudo deveria ser produzido porque o público precisa disso, e não porque queremos passar isso a eles.
É interessante esse tipo de desconstrução de conceitos, e até mesmo, a grande reflexão que o tema gera.
“Se a TV Pública for tratar de tudo como é veiculado nas televisões comerciais, qual seria o motivo de sua existência?”.
Adorei participar desse debate, aprendi muito, e tenho bastante material para “remoer” por muitos dias. Que ótimo, cada dia mais, tenho mais certeza de que o mundo não gira em torno dos jornalistas, a razão de existirmos.
Deixo algumas perguntas para sua reflexão… Excesso de informação desinforma? Que tipo de comunicação o público precisa? É preciso defender uma linha editorial ou é mais importante inovar?
Aprendi algo muito interessante hoje com o Eugênio Bucci, que o “questionamento” tem duas vertentes… ou ele desanima, ou ele acende, estimula à mudanças! Confesso, gosto mais da segunda opção.
Prometo desenvolver um texto sobre a TV Pública no Brasil, em breve.
2 Comentários
Bicarato
Essa discussão ainda vai longe, moça. Mas fico contente por ver que o papo tá rolando.
Abs 😉
Fabiano Ribeiro
Olá. Coloquei seu link no meu blog. Ok.
Blog público, analógico na era digital.