A importância da reciclagem na Comunicação
Foto: Tayse Argôlo/Creative Commons |
E de repente, se passaram cinco anos desde minha formatura em Jornalismo. E tanta coisa aconteceu nestes últimos anos. Fiz uma pós-graduação, vários cursos de especialização e o Facebook dominou o gosto do povo no Brasil.
Nos últimos cinco anos tenho dado aulas sobre Mídias Sociais em algumas instituições de ensino e palestrado em todo o Brasil sobre o tema. Mas, o fato é que nunca saberemos tudo. Não é aquela síndrome do “eterno aprendiz”. Mas, entender que é preciso estar atualizado sobre as novidades da nossa área de atuação, às novas tendências e ferramentas para o dia a dia.
Quem me conhece sabe que sou uma apaixonada por novas tecnologias. E é interessante perceber que todos os dias surgem sites, blogs, aplicativos e ferramentas novas que são extremamente eficientes. Dá para imaginar como era o trabalho de pesquisa do jornalista antes do Google? Hoje temos uma infinidade de documentos e livros digitalizados.
Não se acomode. Invista tempo em pesquisas, assistas palestras e tutoriais online no YouTube (existem muitas disponíveis). Encontre quem são os especialistas das áreas que mais gosta. Antigamente, se dizia que era muito caro estudar. Sim, realmente o investimento financeiro nos estudos é alto. Mas a Internet desbanca qualquer desculpa para a preguiça. Podemos encarar a WEB como uma imensa biblioteca gigante disponível 24horas e de graça (Ok, sei que pagamos pela energia elétrica, pelo computador e pelo provedor de Internet).
Ouvimos falar de crise, mas também ouvimos falar de oportunidades. Precisamos empreender e inovar mais e buscar novos meios de se destacar como profissional. Em tempo, estou fazendo um curso neste final de janeiro sobre Blogs e Redes Sociais. Em dois dias vi que apesar de conhecer muitas ferramentas sobre blogs, ainda tem coisas simples que eu não conhecia. Sério, vale a pena aprender um pouco mais. Diferencie-se da multidão.