Blog,  Sem categoria

Como construir portais jornalísticos

A Escola de Comunicação do Comunique-se realiza em dezembro o curso virtual “Como construir portais jornalísticos”. Já fiz alguns cursos deles via web e creio que vale a pena.

Objetivos
• Apresentar as metodologias de Arquitetura de Informação para criação e desenvolvimento de portais e produtos editoriais.
• Familiarizar-se com a documentação específica para o planejamento estratégico e tático de portais jornalísticos.
• Entender como aplicar a Arquitetura de Informação para criar e manter sistemas de navegação, rotulação e design de informação com grande eficácia e nível de usabilidade.
• Entender o que são os “Projetos Centrados no Usuário”.

Conteúdo
• Comunicação Convencional x Comunicação Interativa Contemporânea.
• Ambientes de interação com a informação em tempo real – praticando o jornalismo informativo e opinativo por meio de produtos editoriais na internet.
• Formatos editoriais e jornalísticos na internet: portais horizontais, verticais, blogs, microblogs redes sociais.
• Elementos da Experiência do Usuário: contexto e cenário – a mudança de paradigma.
• Jornalismo e mobilidade (o conteúdo de portais jornalísticos nos smartphones e celulares) – pontos críticos.
• Planejamento estratégico e tático de Arquitetura de Informação para portais jornalísticos e iniciativas editoriais.
• Matrizes de Conteúdo, Matrizes de Escopo e Mapas de Navegação – metodologias de desenvolvimento – como classificar e hierarquizar o conteúdo, estabelecendo sistemas de navegação e rotulação (menus).
• Modelos de Documentação para Matrizes e Mapas (apresentação e uso).
• Metodologias de desenvolvimento: como criar o design de informação de portais jornalísticos, projetando fluxos, telas, menus e padrões de interação.
• Matrizes de Atualização para portais jornalísticos – administrando o produto editorial na internet, periodicidade e fontes.
• Projetos Centrados no Usuário – definição e exemplos.

A quem se destina

• Jornalistas: editores, redatores, produtores, assessores de comunicação e profissionais de imprensa e mídia em geral.
• Profissionais de agências de comunicação e publicidade que atendem clientes nas áreas de assessoria de imprensa ou comunicação interna (intranets), bem como gestão e monitoração de redes sociais.
• Gestores de Comunicação de canais online em todos os níveis: gerentes, coordenadores e editores de conteúdo.
• Estudantes de Comunicação Social interessados em ingressar no mercado de comunicação online.

A professora
Thais Campas. Jornalista e publicitária graduada pela PUC-MG. Especialista em jornalismo tecnológico e científico pela Unicamp e mestranda do Laboratório de Mídias Avançadas (Labjor), na mesma universidade. Tem 20 anos de experiência no planejamento estratégico de comunicação, gestão de conteúdo para portais verticais, desenvolvimento e criação de produtos editorias e aplicativos para clientes como Bradesco, FGV, TAM, Gol, Itaú, General Motors e Vivo. Atualmente é Arquiteta de Informação Sênior e Consultora de Usabilidade. É também professora de pós-graduação em Arquitetura da Informação, Consultoria e Tecnologia Web e Gestão em Comunicação e Hipermídia da Faculdade Impacta e da Unicid.

Serviço
Curso online: “Como construir portais jornalísticos”
Data: 13/12/2011, das 19 às 22 horas
Inscrição: R$ 120,00
Como se inscrever: acesse http://www.escoladecomunicacao.com.br/
Mais informações pelo telefone (11)3897-0855

Fonte: Escola de Comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *