Blog,  Sem categoria

Edney Silvestre lança livro em Belo Horizonte (9/11)

O Sempre um Papo recebe o jornalista Edney Silvestre, autor do romance “Se Eu Fechar os Olhos Agora”. O enredo gira em torno de uma linda mulher que é mutilada e morta em uma pequena cidade da antiga zona do café fluminense.

O Sempre Um Papo é uma realização conjunta do Jornal Estado de Minas, com o apoio cultural da Rádio Guarani.

O contexto da história é misterioso: abril de 1961, momento em que Yuri Gagarin, o primeiro homem a pisar na lua, deixava a órbita terrestre, descortinando um universo de possibilidade para a humanidade. No mesmo dia, dois garotos encontram o corpo da vítima às margens de um lago e, assustados, acionam imediatamente a polícia e passam por um duro interrogatório, no qual são tratados mais como suspeitos do que como testemunhas.

A brutalidade do assassinato e o descaso absoluto com o ser humano impressionam os meninos, que não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Ele era frágil demais para o ato necessário a tanta devastação. Os garotos começam uma investigação ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas, que esconde a motivação para seu interesse no assunto. Rapidamente, eles percebem que a mulher tem uma estranha ligação com os homens mais importantes da cidade e que seu passado é nebuloso, repleto de mentiras. Juntos, eles desenterram segredos terríveis e são obrigados a lidar com uma cidade de coronéis corrupta, hipócrita, patriarcal e violenta que, mesmo numa época em que o Brasil caminha para a industrialização, tenta a qualquer custo manter o poder absoluto. Para os meninos, um terrível caminho de amadurecimento e chegada à vida adulta.

Em sua estreia como romancista, Edney Silvestre constrói uma trama ágil e envolvente, repleta de referências ao momento cultural e político brasileiro e mundial. Transitando por gêneros tão distintos quanto o policial, o histórico e o romance de formação, “Se Eu Fechar os Olhos Agora” é um livro de tirar o fôlego, que retrata a essência da nossa sociedade.

Biografia do autor

Edney Silvestre é escritor e jornalista. Foi correspondente internacional do jornal O Globo e da TV Globo, baseado em Nova York, por mais de uma década. Atualmente, reside no Rio, onde faz reportagens para o Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Jornal da Globo. Tem uma coluna semanal no RJTV e apresenta o programa Espaço Aberto Literatura. Publicou os livros “Dias de Cachorro Louco” e “Outros Tempos”, ambos de crônicas, pela Editora Record, e “Contestadores”, pela Editora Francis.

Frases

“Numa manhã de sol de abril de 1961, dois meninos encontram, por acaso, o corpo dilacerado de uma mulher. A partir desta macabra descoberta, que mudará para sempre suas vidas, Edney Silvestre autopsia, com a fina sensibilidade de um raro prosador, a essência da nossa sociedade. O corpo de Anita, a morta, transubstanciado no corpo do Brasil.” – Luiz Ruffato

“Edney Silvestre não me surpreendeu com o romance “Se Eu Fechar os Olhos Agora”: sua penetração psicológica, respeito e visão aguda das questões literárias ao entrevistar autores demonstrava que ali havia um escritor de primeira.” – Lya Luft

“Um thriller envolvente, que vai em busca da infância de suas criaturas, num romance que nos enreda pelos diálogos ágeis, bem-humorados, inteligentes.” – Livia Garcia-Roza

Serviço:
Sempre um Papo com Edney Silvestre
Dia 09 de novembro, segunda-feira, às 19h30
Local: Palácio das Artes – Sala João Ceschiatti (Av. Afonso Pena 1.537 – Centro)
Informações: (31) 3261.1501 – www.sempreumpapo.com.br
Entrada Gratuita – Sujeita a lotação

Fonte: Site Sempre um Papo.

2 Comentários

  • Sebastião

    Edney, sou professor aposentado do Estado de Goiás e moro em Goiânia. Quero lhe dizer que sou seu fã incondicional, admiro muito seu profissionalismo e, acima de tudo, seu olhar para a questão social. Estou adorando "Brasileiros" e Deus permita que não se dilua tão cedo. Não li nenhum livro seu mas pode crer que em breve isso vai acontecer. Um abraço, meu amigo. Pelo seu trabalho vc faz a gente acreditar que o País, apesar de tudo, pode dar certo. Quando assisto a Brasileiros, uma canção me soa na memória: "Gente Humilde". Nosso povo humilde surpreende os mais céticos sábioso pessimistas. Um abraço. Continuem com esse seu maravilhoso programa, você e sua equipe. Abraços, Sebastião Carolino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *