Blog,  Sem categoria

Exercício para estudantes de Jornalismo

Hoje tive uma experiência bem interessante. Ao ver os quatro jornais que leio diariamente (Estado de Minas, Hoje em Dia, O Tempo e Folha de S.Paulo) deparei-me com uma questão bastante abordada pelos professores de Jornalismo nas faculdades. Em três jornais (EM, HD e Folha) a foto de capa foi exatamente a mesma, somente o jornal O Tempo publicou uma foto diferente.
O judoca brasileiro Tiago Camilo ganhou a terceira medalha de bronze nesta última terça-feira nos jogos olímpicos em Pequim, e claro, a notícia obrigatoriamente precisava estar nas capas dos jornais de hoje. Imagino que as agências disponibilizaram poucas fotos do atleta e os editores tiveram o mesmo pensamento ao publicar a foto do Tiago com os braços estendidos comemorando a vitória. Como diz a propaganda da operadora “Oi”: óbvio!

Mas o meu destaque foi para o pessoal do jornal O Tempo que tem acesso às mesmas agências internacionais que os outros jornais. Provavelmente analisaram que todos os jornais publicariam o “óbvio”, ou seja, a foto do atleta comemorando na capa, e resolveu seguir outro caminho. Publicou uma foto com o atleta segurando a medalha conquistada. Todo estudante de jornalismo, assim como eu, já precisou analisar capas e mais capas de jornal, comparar manchetes, uso de imagens, etc. Achei bem interessante a escolha do O Tempo, o jornal se destacou por ser diferente.

No canto superior esquerdo o jornal O Tempo com a foto “diferente” de Tiago Camilo, na sequência os jornais Hoje em Dia, Estado de Minas e a Folha de S. Paulo logo abaixo.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *