Blog,  Sem categoria

Minicursos de inverno no Museu Histórico Abílio Barreto, em BH (MG)

De 6 a 10 de julho, o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) promove a primeira edição do projeto “Inverno no Museu”, constituído por cinco minicursos relacionados às atividades desenvolvidas dentro e pelo Museu, sendo ministrados pelo corpo técnico e por docentes convidados. Como Museu da Cidade, centro de pesquisa e de difusão do conhecimento, o MHAB pretende, com esse projeto, dinamizar sua política de ação cultural, legitimando seu papel como agente cultural dinâmico de Belo Horizonte.

Os interessados podem se inscrever até o dia 02 de julho, das 9h às 17h, na recepção do MHAB, ou pelo e-mail inverno.museu@gmail.com. Para a realização dos minicursos, é necessário número mínimo de inscritos, a ser definido pela instituição. A promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura e do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado na Avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim.

A programação começa com o curso “Lendo as Exposições do MHAB: um exercício de interpretação”, no dia 6 de julho, ministrado por Vanessa Araújo, do Setor Educativo. Concebido como um laboratório, espaço de descobertas e experimentação, o curso permite ao participante exercitar um olhar investigativo sobre as exposições do MHAB com base na mediação desenvolvida pelos técnicos do Museu. Nos dias 7 e 8, Gilvan Rodrigues, do Setor de Processamento Técnico, aborda os princípios básicos utilizados na organização do material e no processo de preservação de acervos fotográficos históricos no curso “Introdução à Organização e Preservação de Acervos Fotográficos”.

De 06 a 10, os professores convidados José Maria Caldas Gouveia (Escola Guignard) e Marília Magalhães Carneiro (Arquitetura e Urbanismo da PUC-Minas) ministram o curso “Desenho de Croquis: imagens da origem de Belo Horizonte – Museu Histórico Abílio Barreto”, que propõe a observação e desenhos de vistas perspectivas e axonométricas do conjunto arquitetônico e paisagístico do Museu. Ao final, será montada uma exposição em varal instalado na área externa do Museu.

No curso “Representação dos Negros em Museus Históricos”, a ser realizado nos dias 9 e 10, a historiadora Nila Rodrigues, do Acervo Textual do MHAB, mostra o museu histórico como instituição passível de análise crítica em um de seus principais aspectos: a representação materializada no acervo. O foco da abordagem é a questão racial. O historiador Luiz Henrique Garcia, do Setor de Pesquisa, aborda, no curso “Fazendo História na Cidade: trabalho de campo e contato com o cidadão em projetos de pesquisa do MHAB”, as diferentes metodologias adotadas em projetos de pesquisa conduzidos no Museu, visando articular o estudo dos documentos de arquivo aos trabalhos de campo.

Coral Agbára – Vozes d´África encerra a programação no dia 10, às 19h, com o espetáculo que resgata as músicas milenares da tradição yorùbá e afro-brasileira. Formado por 35 coristas, é um coral cênico, que representa as músicas cantadas. Mais informações: Museu Histórico Abílio Barreto (3277-8573)

:: Fonte: Assessoria de Comunicação Fundação Municipal de Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *