Blog,  Sem categoria

A paranóia do Twitter

Sem dúvidas o Twitter é a ferramenta virtual mais comentada do ano no Brasil. A provocativa pergunta “What are you doing?”, ou em português, “o que você está fazendo?” traz as mais diversas respostas. Dicas de filmes, sites, matérias, livros, resultados de jogos, fotos, vídeos e muita, mas muita futilidade.

Claro, o nível dos comentários que você lê depende, muito mais, da qualidade do conteúdo que escolhe seguir. Se você escolheu seguir mais “jornalistas” provavelmente irá ler muita notícia, artigos, bastidores e temas do ramo. Tem a galera ligada em música, vídeo-clipes, tribos, religiões, esportes etc.
O lado da “paranóia” do Twitter fica por conta daqueles “perfis” que ficam quase 24h ligados no site a espera de um “post” para logo execrá-lo. Isso mesmo! Existem pessoas que ficam no Twitter para ser do “contra”. Li uma frase outro dia do @LeoJaime e bem pensei porque não tinha pensado nessa frase antes! (risos) “Existem dois tipos de followers (seguidores): os que acompanham e os que perseguem”.
Pesquisando sobre o tema encontrei um excelente post no Blog Veja Isso que fala de alguns tipos de usuários do Twitter. Seria cômico se não fosse trágico. Vale a pena ler (clique aqui).
Ainda tem aqueles Twitters que só querem seguidores (followers) e nada mais. Não importa o que tuítem (eles não vão ler mesmo!) o importante é ter tantos “mil seguidores” no seu perfil. Bom, como em qualquer outro lugar, o que mais vale é a originalidade. Ser você mesmo, sem essa de “estou tomando um café; abri meus olhos; tomei um banho; espirrei”. Quem quer saber se você está tomando banho? (De repente tem gente que quer saber – risos).
Não uso o meu Twitter pessoal profissionalmente, para deixar claro. Quando criei esta conta (@elis_amancio) pensava em testá-la, pois, em algumas semanas utilizaríamos essa ferramenta para aumentar a interatividade com os internautas do Portal de notícias em que trabalho (e tem dado muito certo, por sinal). Meu perfil não tem “tema”, assunto específico. Falo daquilo que acho relevante, como já tuítei uma vez: “Penso logo tuíto”. Lógico que humor à parte, não é bem assim. Bom senso cabe em qualquer lugar, principalmente em um microblogging como o Twitter que utiliza apenas 140 caracteres por cada mensagem.
Uma ferramenta bem interessante é o “Unfollow”, ou seja, quando você segue alguém que só fala de assuntos que você não tem nenhum interesse de saber: “unfollow” nele. Você simplesmente deixa de seguí-lo. Ah, e não entre nessa onda de seguir para ser seguido, não vale a pena. Essa dica também vale como alerta: não tuíte demais – cansa ver que a pessoa envia frases de minuto em minuto descrevendo simplesmente tudo o que fazem, vá com calma; não retuíte demais – dar muitos RTs fica parecendo que você não tem suas próprias idéias, seja original.
O Twitter é uma boa ferramenta de entretenimento, disseminação de idéias e coisas legais. Já li muito artigo bacana, conheci blogs e sites interessantes, tenho visto protesto contra corrupção na política, e imagino que nas próximas eleições, ele seja bastante usado. A futilidade existe, basta estar atento para quem quer ou não seguir. O Twitter pode ser uma ferramente divertida, interessante e bem produtiva se utilizada (como tantos outros serviços) com senso e criatividade.
:: Por Elisandra Amâncio
elisandraamancio@gmail.com
Twitter: @elis_amancio

15 Comentários

  • karen waleria

    Minha amiga o que falar de um texto,de um post completo.Tu conseguiu resumir em breves linhas o universo tão complexo que é essa ferramenta hoje tanto em voga chamada Twitter.Parabéns!!E tenho que confessar uma coisa em off,umas dicas me fizeram repensar em algumas coisas que ando fazendo…
    Concordo contigo que se bem usada,pode-se tirar muito proveito do mesmo.Ao contrário do que muitos pensam existe vida inteligente na web 2.0.

  • Elis Amâncio

    Ei Karen, valeu demais seu comentário! Na verdade esse texto surgiu a partir das observações do que tenho feito, e do que tenho visto que não é legal. Obrigada! =)

  • Lorena

    Axo q eh bem isso q a Elis coloco ..tudo tem seu lado positivo e negativo so depende de vc.. se vc nao qr futilidade e sim novidades do ramo q procura …eh so vc axa q vc encontra
    amei a reportagem!

  • Clayton

    Texto Excelente!
    Você conseguiu sintetizar o Twitter sem repetir outros textos que já rodam a rede.
    Leve, Inteligente e Original
    Parabéns. Mais um gol de placa!
    Bjão

  • Bruno Dias

    Ficou legal!! Não diria que seu texto é um roteiro, você aqui não parece querer ensinar as técnicas do Twitter (que bom!), mas apenas dar uns saudávis conselhos de… hum… etiqueta!! (rsrs). O Twiter é uma das coisas mais magníficas que surgiu na internet nos últimos anos, permite aos que sabem usálo relacionarem-se com pessoas que jamais se imaginaria (ainda que esta relação se dê apenas superficialmente). Acredito também que ainda não sabemos onde podemos chgar com isso tudo. Mas se José Saramago estiver certo em sua genialidade (como tantas outras vezes já esteve) "de degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido". vale refletir…

  • Anônimo

    Oi Elisandra!
    Seu texto ficou ótimo, completo, resumido e muito válido pra quem tuíta.
    Seu blog também é muito interessante, voltarei muitas vezes.
    Um abraço,
    @marceeenha.
    rsrsrs

  • Elis Amâncio

    Pessoal, obrigada pelos comentários. Lorena, Clayton, Bruno, Márcia e Samuka!

    Não sei tudo não gente, estou aprendendo. Fiquem à vontade para comentar sempre! Abração.

  • Felipe Veiga "Dent VII"

    Excelente Post Elisandra, realmente o Twitter é bem limitado se você pensar que ele pode servir para diversos propósitos. A bem verdade é que a utilidade do seu Twitter é dada por quem você segue, por quantas vezes você atualiza seu Twitter e por quem te segue. Tudo isso influi. Parabéns pela reflexão e obrigado pelo linkback.

  • Gilson

    Já coloquei no tuíti… mas venho aqui tb, pra confirmar. Tu manda muito bem. Babei no texto. @GilsonLopez. Já fiz até o "Merxã" do "Tuíti"…Rsrs Bjus

  • Pabline Herika

    Arrasou Elis, muito bom mesmo. Parabéns !! Super original e bem humorado !! Seus textos são muito bons , eles fluem bem, sem deixar o assunto massante, deixando a nossa atenção firme na leitura. Sousuafã !! 🙂 Abraço querida !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *