Como ser um profissional de Mídias Sociais?
O assunto hoje é: COMO ser um profissional de Mídias Sociais?
Ser um SocialMedia não é apenas ser um heavy user de Mídias Sociais. Saber “muito” sobre Facebook, Instagram ou Snapchat ajuda, mas, é só a ponta do iceberg.
1º) ÁREAS: Tenha claro que para trabalhar com Mídias Sociais há diferentes segmentações dentro da área: Planejamento, Gestão de Conteúdo/Criação, Mensuração, Monitoramento, Ads (publicidade) e por aí vai.
Geralmente o profissional se identifica mais com uma área e vai trabalhar nela. Mas, é importante conhecer como cada uma delas funciona. Ajudará não apenas no trabalho em equipe, mas, nos resultados.
2º) Por onde começar? Estude, pesquise e aprenda conceitos básicos, como saber diferenciar Mídias Sociais de Redes Sociais. Inclusive, ANTES de pagar caro por um curso. O YouTube tem grande acervo de palestras e aulas, tanto gerais como específicas para quem quer trabalhar no meio digital. Alguns canais legais por lá: Rock Content, Gestor do Marketing, Escola do Marketing Digital, Campus Party Brasil, TEDx. E nomes como Martha Gabriel, Gil Giardelli, Ana Brambilla, Raquel Camargo, entre outros feras.
3º) Nas Mídias Sociais as produções/postagens são MUITO IMPORTANTES. Saber o que vai dizer e como vai apresentar. Para isso o cuidado com texto, material multimídia e artes/fotos são primordiais. Nem sempre uma arte produzida em um aplicativo no celular vai ter o alcance que teria se tivesse sido desenvolvida por um designer.
4º) Elis, não tenho grana para contratar um designer, um SocialMedia para cuidar das Mídias Sociais da minha instituição/marca. Como eu faço? Minha dica é: releia o 2º item. Comecei a trabalhar com Mídias Sociais profissionalmente no Orkut. Ali precisei desenvolver habilidades que não tinha, muita pesquisa, horas de vídeos e palestras assistidas. Trabalhar com Mídias Sociais é pensar a médio e longo prazo. Não espere resultados rápidos, mas, se começar hoje, daqui a 90 dias já terá ótimos resultados.
Dicas de aplicativos para edições rápidas de Cards e Fotos: Typic, Typorama, Phoster, PhotoGrid (coloca marca d’água gratuitamente😁). Ou o site (sensacional!)
5º) Conheça um pouco mais do dia-a-dia do Social Media, converse com profissionais da área. No Facebook há um grupo bem bacana que se chama Entusiastas do Social Media. Vale a pena conferir:
6º) Alguns cursos online e gratuitos:
Certificação em Marketing Digital – Rock Content
Link:
Certificação em Content Marketing – Hubspot
Link:
Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube
Link: https://youtube.com/creatoracademy/page/education
Consultoria, aulas personalizadas e palestras: contato@elisamancio.com.br
Post atualizado em 18/09/2016.