Dicas para Igrejas
Não existem fórmulas para trabalhar com Comunicação Digital, mas, sim, pesquisa, planejamento, implementação e dedicação.
É importante fazer uma pesquisa sobre sua instituição e seus canais digitais para um diagnóstico. A partir daí é construído um planejamento com informações sobre público-alvo, possíveis ações para serem desenvolvidas e direcionamento para executá-las.
Não adianta ter uma consultoria em mãos sem implementar as ações propostas. Só contratar um profissional não resolve. É preciso disciplina e disposição para que sua Comunicação se diferencie.
Vejo instituições que aumentam o número de publicações nas redes sociais, no entendimento de que o importante seja a quantidade. Não! O que realmente importa é a qualidade de suas postagens. O conteúdo relevante, impactante, produzido com a “cara” da instituição tem muito mais chance de alcançar as pessoas do que postagens mecânicas.
Um exemplo, muitas igrejas e ministérios me procuram para saber porque não conseguem aumentar sua base de seguidores nas redes. A resposta é simples: geralmente não divulgam os canais adequadamente e não postam informações básicas. O que seria isso?
– Pelo menos vez por semana publique os horários dos cultos/programação da semana.
– Publique todos os dias (entre 9h e 15h) o horário do culto do dia.
– Agende pelo menos 1 versículo por dia.
– Anote frases ditas nos cultos e crie artes (cards) com elas. Repercuta as pregações ao longo da semana.
– É legal usar fotos de paisagens nas artes. Mas, use também fotos da própria igreja e das reuniões.
– Vai produzir artes de divulgação? Coloque o mínimo de texto na arte. Deixe as informações complementares para a legenda.
– Cuidado no uso de muitas cores e elementos na criação das artes. Vemos muitas que parecem terem sido feitas no #Paint de tão poluídas visualmente.
– IMPORTANTE! Tudo que é divulgado no digital precisa estar atualizado com quem atende ao telefone da igreja/ministério. Quantas vezes já ligamos e a central da igreja não sabia passar informações?
#DicasdaElis no site www.mlabs.com.br é possível ter um diagnóstico de sua presença online e melhorar a partir das falhas identificadas. (Use grátis por 30 dias: mlabsamancio)