Blog,  Dicas da Elis,  Mídias Sociais

O uso excessivo de Emojis

Os emojis são essas figurinhas que mal conhecemos, mas, já consideramos pacas. Brincadeiras à parte, os Emojis tem origem japonesa, sendo e (imagem) e moji (letra), que seria um pictograma. Eles foram criados para expressar uma ideia ou frase.

Com o uso dos smartphones os Emojis se tornaram cada vez mais populares. Dentro de uma conversa na esfera digital eles podem ser um recurso para torná-la mais leve e pessoal. Entretanto, antes de utilizá-los é importante entender qual o significado de cada um deles. O Emojipedia pode te ajudar a evitar gafes e mal entendidos no meuo digital. Ele mostra o significado dos Emojis (em Inglês).

Seja no âmbito pessoal ou profissional, vale a pena refletir se temos utilizado esse recurso adequadamente ou em excessos. Há quem pense que utilizar Emojis torne a pessoa ou a marca “mais descolada”. E na verdade, o mal uso ou o excesso dele pode denegrir a imagem institucional.

Ao usá-lo é preciso considerar que o internauta já tenha pleno conhecimento de seu significado. Dependendo do segmento em que atua, do discurso de uma instituição ou da pessoa, o uso equilibrado dos emojis vai facilitar ou danificar o trabalho da comunicação.

Algo que aprendi, seja na criação de uma arte, de um vídeo ou uso de emojis: menos é mais. Quando se usa Emojis em excesso a marca geralmente passa uma imagem de descontração, brincadeira e humor. O risco é passar do tom, podendo gerar até mesmo constrangimentos.

– Avalie se seu negócio/marca/instituição consegue se comunicar com eficiência usando Emojis, e claro, sem gerar duplo sentido. Não use porque todo mundo usa, veja se tem a ver com sua comunicação.

– Todas as suas postagens tem Emojis? Lembre, isso não quer dizer que esteja errado, apenas, avalie.

– O uso dos Emojis otimizam sua Comunicação ou dificultam?

– Seja no uso pessoal ou profissional, você já gerou ou passou por constrangimentos enviando ou recebendo Emojis?

– Esteja atento (a) para o tipo de Emojis que envia, você ou sua marca. Particularmente, me incomoda bastante quem para tudo na vida envia coraçõeszinhos, beijinhos com coração e tudo mais.

– A Internet é livre, mas, a interpretação dos emojis também acaba sendo. Use com inteligência.

Leia também:
– Diferença entre Smiley, Emoticon e Emoji

Google faz busca com Emojis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *