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Perfil Pessoal x Profissional

O assunto hoje é Perfil Pessoal x Profissional – como lidar?
Há alguns anos me deparei com o dilema sobre postar ou não a respeito do meu trabalho nas redes sociais que eu considerava pessoais: Facebook, Instagram e Twitter.

No meu caso, me tornei uma marca, as pessoas me conhecem e me seguem mais pelo meu trabalho do que por causa do que comi (com filtro Vintage) na hora do almoço. E decidi fazer um posicionamento da minha marca. Limpei meu perfil no Facebook onde mantenho atualmente apenas familiares e amigos. Abri uma Página lá para falar mais abertamente sobre o dia a dia profissional, dicas (que amo fazer), lugares que conheço e alguns pensamentos. No Instagram que era basicamente pessoal, passei a organizar melhor minhas postagens para uma linha que curto, mais do lado profissional, sem deixar minha personalidade de lado. No Twitter, bem, sabemos que ele tem perdido cada vez mais seguidores, ainda assim, mantenho o equilíbrio lá.
Quando falamos de redes sociais Pessoais x Profissionais, estamos falando do ponto de equilíbrio entre estas áreas. No meu caso, sou minha própria marca. Tive que encarar meus canais digitais com outra visão.
Mas, ainda temos outros três parâmetros:

1. Sua rede é pessoal e pronto. Ainda assim, cuidado com o excesso de exposição

2. Sua marca é o seu nome: busque o ponto de equilíbrio nas postagens. Nem sempre foto malhando na academia ou da sua refeição vai ficar bacana aqui.

3. Você tem uma marca/empresa/instituição. Cabe aqui as postagens relacionadas ao seu empreendimento. Já vi no Instagram perfil de uma escola em que a dona postava dos momentos pessoais dela com a família. O ideal seria ela ter o perfil pessoal dela e outro exclusivo da escola. De repente você criou uma marcar e tem um negócio próprio com bolos e doces. Não cabe aqui postar fotos e vídeos do seu passeio noturno com os amigos.

Tenho uma amiga que é bem conhecida pelo trabalho que ela desenvolve em uma empresa grande. Os seguidores entenderam que o perfil dela é pessoal e ela não aborda questões de trabalho ali. Trabalho? Só no perfil da marca.

Se as suas redes são apenas “pessoais”, cuide para não se arrepender do que posta. O excesso de exposição pode te prejudicar, inclusive, nas questões profissionais.

Se você é sua marca, assim como meu nome, vale a pena estudar um pouco mais sobre Personal Branding. Vai entender a importância de se posicionar.

Se você está no meio digital como empresa/instituição é tão importante quanto ter claro qual vai ser seu papel nas redes sociais: vai informar, apresentar produtos, funcionar como SAC, mostrar o cotidiano da marca? Não adianta apresentar um produto a semana toda e no fim de semana postar uma foto com a turma na piscina.

Dica da Elis: Para quem está precisando entender um pouco mais seu posicionamento nas Redes Sociais, uma ferramenta que pode ajudar é o Klout. Nele você terá uma nota entre 1 a 100. Quanto mais próximo de 100, mais influente você é na Internet. Ele também mostra em quais assuntos/temas você é considerado mais influente. De repente, você vai descobrir que seus perfis te apontam como especialista em “futebol”, “entretenimento”, enquanto o seu negócio nem aparece.

Gosto do uso do Klout porque ele aplica notas diariamente conforme o que publicamos e serve como termômetro para melhorar nossa presença digital.

Precisando de uma consultoria pessoal nas redes sociais? Conheça o Personal Tech da Elis: contato@elisamancio.com.br

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