Por que ter um blog?
Na semana em que comemoro 10 anos com meu blog no ar, resolvi falar um pouco mais sobre o motivo de mantê-lo ativo por tanto tempo. Já parou para ver a quantidade de blogs que viraram livro? [Ué, não tinha pensado nisso, vou reler meus textos, vai que… =) ]
Há uma década os principais meios digitais no Brasil eram: e-mail, MSN, Orkut. Como equipamento, basicamente: desktop, notebook e fax.
E por que então ter um blog diante de momentos tão distintos? Naquela época o blog era o meu principal canal para divulgar textos, dicas sobre a área de Comunicação, livros, filmes, eventos, etc. Na faculdade de jornalismo tinha a ansia por escrever, mas, não tinha onde publicar.
Hoje o canal é um pouco mais diversificado, falo um pouco sobre tudo, mas, a norteador deste projeto é de fato a Comunicação. Costumo fazer cobertura de eventos como Campus Party, Digitalks, Locaweb, Share, entre outros. Outra coisa legal é que sei de muita gente que conheceu meu trabalho por fazer buscas no Google e chegar em algum texto que escrevi! Pensando nisso, selecionei 5 motivos para você ter (e manter) um blog:
1) GOOGLE: Se você é uma marca, ter textos publicados usando palavras-chave do seu segmento fará que seja encontrado mais rapidamente pelos sites de buscas como o Google. Atualmente meu site tem cerca de 50% de acessos vindos por resultados do Google.
2) REFERÊNCIA: Postar pelo menos 1 vez por semana aumenta a chance do Google te apresentar nos resultados de buscas. Fale de você, de sua marca, dê dicas, conte histórias. E não se esqueça de usar hashtags!
3) HISTÓRICO: Escrever um blog é construir uma história. Quem lê meu blog pode perceber minha evolução profissional (e como pessoa). Além de atrair quem curte os assuntos que publica, vai aumentar seu nível de conhecimento, experiência e networking. No meu blog é possível acompanhar uma infinidade de eventos, palestras e congressos que participei. Sem falar, nos livros e filmes que tenho lido/visto.
4) SITE OU BLOG? Os sites hoje tendem a ser mais institucionais, o blog, mais informal. Eu mesma optei por criar meu site institucional, mas, quis manter meu blog para ser um canal mais aberto e direto para dialogar com o público. As pessoas comentam cada vez menos nos blogs, e nem por isso quer dizer que elas não leiam. Estão aí ferramentas como o Google Analytics que mostram os acessos diários do blog e do site. E o retorno sobre as postagens nas redes sociais.
5) SEU CANAL: Muita coisa aconteceu nos últimos 10 anos no meio digital. Já imaginou se eu não tivesse um blog onde as pessoas pudessem me encontrar com facilidade? Se um dia o Facebook, o Instagram, o YouTube acabar (não estou dizendo que isso vai acontecer rsrs), você terá um canal digital seu que funciona independente de rede social.
Uma última DICA: divulgue o link do seu blog em todos os lugares que você puder. No site, nas redes sociais, no seu cartão de visitas, em adesivos e seja por onde for. As pessoas vão lembrar que podem encontrar material qualificado do segmento no seu link.