Estágio: vilão ou amigo?
Já ouvi diversas opiniões quando o assunto é estágio. O estereótipo do estagiário é daquele sujeito sem experiência alguma e que não sabe fazer nada. Em alguns casos, é aquele que só fica “atoa” no trabalho, e no máximo, serve cafezinho, e vai comprar lanche para os colegas de serviço em lanchonetes próximas.
Não saio em defesa dessa “categoria”, se assim posso dizer, mas gostaria de destacar alguns pontos para análise e discussão. Quando estava no 4º período do curso de Jornalismo recebi uma atraente proposta para fazer um estágio “voluntário”, alguns chamam de estágio “escravo”. Analisando minhas condições na época optei por fazer o estágio. Adquiri uma vasta experiência na minha área, que na verdade serviu como campo de experimentação para o que havia aprendido, até então, na teoria e com pouca prática. Logo surgiu um estágio remunerado e as coisas foram se acertando.
No meu caso fazer um estágio, a princípio voluntário, e em pouco tempo remunerado, valeu a pena! Faltam poucos meses para concluir meu curso universitário, e estou com um trabalho garantido por pelo menos um ano. Claro, ainda há muito o que se conquistar, mas vejo que os estágios me possibilitaram conhecer situações e pessoas – que sentada em um banco acadêmico não conseguiria.
As possibilidades são muitas, e confesso que elas só surgiram a partir de minhas vivências como estagiária. Vejo que tem muita gente contra qualquer tipo de estágio, seja ele voluntário ou não. A minha pergunta é: até que ponto vale a pena fazer um estágio?
Talvez, minha história seja um pouco atípica, mas ainda assim, fico na dúvida. Claro que o mercado não consegue absorver a quantidade de jornalistas que se formam a cada semestre em todo o Brasil. Mas o que seria capaz de diferenciar um profissional na hora da contratação? Um bom curso de línguas? A vivência profissional em tantas áreas? A sorte? Qual sua opinião sobre os estágios, não só na área de jornalismo, mas em qualquer outra área?
Um comentário
Flávia Pereira
Fazer estágio é ótimo. Na área então, uma maravilha! Os estágios são fundamentais para nossa formação profissional. Em vários casos, vale a pena fazer estágios voluntários ou com baixa remuneração. Afinal, não basta estudar em faculdades renomadas ou ter experiência no exterior. É de suma importância ter experiência na área.