Ser “foca”
Por mais estranho que possa parecer, descobri que sou uma “foca”. Para quem não entende, o termo “foca” refere-se ao jornalista recém-formado, ou recém inserido no mercado. Quem convive comigo já está sabendo que estou fazendo estágio na redação de uma rádio em Belo Horizonte. Nossa, que aula! Estou aprendendo muito! Cada dia mais tenho certeza que amo esta profissão e que ainda é possível fazer o VERDADEIRO JORNALISMO. Como jornalista em formação (pois estou no 4º período ainda), há diversos momentos que me sinto uma criança sem saber que atitude tomar. Paro, respiro, penso – bem rapidamente, porque não dá tempo pra ficar “viajando”- e tomo a decisão. É impressionante, acho que estou viciada em notícia! Meu Deus, será que isso tem cura? Tudo, tudo que vejo penso: “Será que isso dá uma boa pauta?”
Antes de começar o estágio em 15 de outubro, não imaginei que fosse gostar tanto de ser “foca”. Mas claro, não quero ser “foca” pra sempre. Quero ser fera ainda como pessoas que admiro muito. Deus me deu a honra de trabalhar por esse período ao lado de alguns deles lá na rádio. Parece que ainda não acordei, já estou trabalhando em uma redação! São apenas 4 horas intensas, proveitosas, que enriquecem meus conhecimentos.
Sem romantismo ou coisas do tipo, conheço as dificuldades da área, principalmente, relacionadas a emprego. Mas o profissional que realmente busca conhecimento, especialização e não desiste diante dos “PRIMEIROS” obstáculos, sempre vence! Não desistirei fácil.
Hoje li um artigo muito interessante contando a experiência de ser “foca” que foi publicado no Observatório da Imprensa e deixo o link aqui para quem tenha interesse no texto do jornalista Henrique Carlos, chamado: Retrato do repórter quando foca **
Um comentário
Glenda Magalhães
Eli quero te dar os parabéns por tudo que vc tem feito em pouco tempo de “foca”. Pode ter certeza que seu futuro será brilhante e que vc será fera em jornalismo!!!
Desejo a vc todo sucesso do mundo e que papai do céu continue sempre iluminando seu caminho!!! Te adoro muito… Glenda Magalhães