Twitter, Mídias Sociais e Internet: Conhecimentos compartilhados
São quase dois anos de Twitter e Facebook, sete de orkut e quase 10 em blogs… esse é basicamente meu resumo com maneiras de compartilhar conteúdo na Internet. Lembro que cheguei até a criar uma .HPG, para quem não conhece, eram as antigas “Home Pages Grátis”. Tudo na tentativa de compartilhar conhecimento e novidades do mundo virtual.
Desde os primórdios da web sempre pesquisei muito, li mais ainda, na tentativa de adquirir conhecimento para otimizar o uso de ferramentas da Internet, como também, compartilhar conhecimento. Em todas as empresas por onde passei sempre fui a pessoa que aprendia a consertar as coisas (computador, redes, sistemas), ensinar recursos, tecnologias etc. Não fiz cursos “caros”, hiper mega ultra blaster especializados, apenas aprendia o básico e buscava na prática desenvolver qualquer atividade.
Escrevendo este texto me lembrei que há quase 10 anos dei uma palestra para os vendedores de uma empresa que trabalhei ensinando a eles como receber, ler e enviar emails. Sim, isso foi bem possível. Não sabiam nada sobre Internet. Ainda hoje, muita gente não sabe.
Ontem fiz um curso que se chama “Como usar o Twitter”, realizado pela Escola de Comunicação do Comunique-se. Logo tuitei aos meus seguidores sobre o curso e que tinha aprendido algumas dicas legais. A maioria das pessoas não acredita que se compartilha dicas de um curso. Entretanto, sou 100% a favor do conhecimento compartilhado. Quanto mais pessoas entendem como a ferramenta funciona, de melhor maneira irão utilizá-la.
As Mídias Sociais foram criadas para a interação dos diversos públicos existentes. Não existe uma maneira exatamente correta de utilizá-la, mas sim, ser inteligente o suficiente para entender que tipo de público quer alcançar e como alcançar. Vou utilizar como exemplo meu próprio perfil no Twitter @elis_amancio. Hoje tenho mais de quatro mil seguidores. Não é porque saí seguindo todo mundo… Com o tempo fui sendo indicada, compartilhando algumas coisas legais, outras nem tanto, mas geralmente quem “permanece” como seu seguidor é porque curte o tipo de informação que você compartilha. No meu perfil hoje tenho basicamente dois públicos distintos: jornalistas e estudantes de jornalismo e pessoa evangélicas ou que gostam de música gospel. Como sei disso?
Como jornalista passei a seguir e compartilhar várias informações sobre minha área de atuação profissional que atraiu a audiência desse tipo de especialistas. Ao mesmo tempo trabalhando como assessora de imprensa de algumas personalidades do meio evangélico, tuitando sobre versículos e conteúdo voltado para este público mais e mais seguidores dessa linha também chegaram. O legal disso é poder compartilhar informações diferenciadas para públicos diferentes. Alguns não gostam tanto da frequência com que compartillho informações e logo usam o chamado “unfollow”. Faz parte! Não sofra quando levar algum. Busque ser você mesmo!
Cursos gratuitos, eventos, seminários, lançamentos de livros e notícias divulgados no Twitter já se tornaram fonte de informação para muita gente. Se você é uma dessas pessoas que já não assistem mais jornal porque acompanham notícias pelo Twitter compartilhe esta experiência nos comentários abaixo, combinado?
#Dica do dia: Conheça o site OneForty e fique por dentro dos principais aplicativos criados para serem utilizados no Twitter: http://www.oneforty.com
Continuaremos a falar sobre dicas para o Twitter, Mídias Sociais e Internet em novo texto amanhã!
Hasta luego!