-
Quem é Elis Amâncio?
Depois de quase 12 anos de blog, hoje senti a necessidade de escrever um pouco sobre minha trajetória após ouvir vários áudios que recebi em minha Lista de Transmissão – Dicas da Elis no WhatsApp. Percebi que as pessoas podem ter alguma ilusão sobre quem eu sou. Apesar de AMAR a Mulher Maravilha, não sou uma, tenho família, casa, estudo, trabalho como todas as pessoas. Talvez, com um pouco mais de dedicação. Inclusive, se você ainda não faz parte da lista, é só enviar “sim” para (31) 9 9502-1305 que te incluiremos lá.Meu nome é Elisandra, sou conhecida como Elis. Tenho hoje 39 anos e há 16 entreguei minha vida para Jesus, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte/MG. Sou casada com o Renato e mãe da Sarah. Me formei em Jornalismo, fiz uma pós em Comunicação Digital e Mídias Sociais, na Una, em BH, que não conclui por causa de 5 matérias e estou cursando uma pós em Marketing Digital pela PUC Minas. Atualmente, eu e minha família congregamos na Lagoinha Mineirão, do pastor Pipe, em Belo Horizonte/MG.
Desde que a Internet chegou ao Brasil fui uma das privilegiadas a ter acesso à ela. Não por ter condições financeiras, mas, por ter começado a trabalhar fora muito cedo, tive acesso nas empresas por onde passei. Antes mesmo de me formar em jornalismo me voluntariei para ajudar a Comunicação da Mocidade Lagoinha (que virou Juventude Lagoinha e agora é Legacy Lagoinha rs). Na época o pastor Márcio Valadão por conhecer minha história me incentivou a caminhar com os pastores Felippe e Mariana Valadão.
Em 2008 o Orkut estava em alta no Brasil e também os blogs. Criei o blog da Mocidade onde publicava os resumos das pregações dos cultos de sábado. E com uma câmera HP com 1.3mb tirava fotos dos cultos e publicava semanalmente neste blog. A ideia era abençoar pessoas que não poderiam estar nos cultos ou assistir as transmissões pela Rede Super. De 2008 para cá tenho trabalhado com comunicação focada principalmente no público cristão evangélico (o que alguns chamam de “gospel”).
Trabalhei como jornalista na redação do Lagoinha.com, Atos Hoje, Show Gospel e muitas outras publicações. Tem no meu Linkedin inclusive. Também trabalhei muito tempo como Assessora de Imprensa/Comunicação de diversos cantores como André Valadão, Mariana Valadão, Diante do Trono, Thalles, Nívea Soares, e também para algumas gravadoras como Sony Music, Graça Music, UMCG, entre outros.
Mas, nestes anos todos o que fez meu coração acelerar foram as experiências em compartilhar a Palavra de Deus por meio das redes sociais. Fui estudando e me especializando cada vez mais nisso. Não por questão de diplomas, tanto que já comecei e não conclui 3 pós-graduações. Lembro que em uma delas o professor me perguntou na frente da turma por qual motivo eu estava lá, pois tudo que ele ensinava eu já conhecia. Claro, foi mais uma das pós que abandonei.
Comecei a dar aulas sobre Comunicação para Igrejas no Seminário Teológico Carisma, no Instituto Nissi de Missões, no CTMDT e em outras instituições como professora convidada e não parei mais de viajar pelo Brasil palestrando, dando treinamentos, consultorias ou mentorias a respeito de projetos digitais cristãos. Também trabalhei (e trabalho) para outros segmentos como arquitetura, educação, entretenimento, medicina, moda, tecnologia, entre outros.
De 2015 para cá decidi focar minha vida na missão de falar do uso CONSCIENTE e EFICIENTE do meio digital e da comunicação para igrejas e ministérios principalmente. O fato de trabalhar com um nicho tão específico desde 2007 tem me aberto portas para palestrar e falar sobre a comunicação segmentada em diversos eventos e faculdades, como o próprio Social Media Week São Paulo, já por 3 anos.
Um dos meus maiores desafios é o fato das igrejas, lideranças não investirem ou não terem como investir na área multimídia das igrejas. Muitas vezes é dispendioso custear minha ida para um treinamento. Como eu mantenho este blog no ar há quase 12 anos, venho compartilhando quase todas as semanas dicas práticas que podem auxiliar o dia a dia das igrejas e ministérios para desenvolverem uma comunicação melhor. Desde a como criar um plano de comunicação, a dicas de melhorias e aplicativos para uso no Instagram.
Um outro desafio que vejo hoje é tornar os cristãos da área de mídia mais analíticos em suas tomadas de decisões estratégicas na comunicação das igrejas. Aprender a interpretar gráficos e dados, observar que determinadas ações são eficientes em uma igreja, mas, não será em outra. E mesmo, ser realista quanto ao contexto digital da cidade onde a pessoa/igreja está situada.
Agora, resumindo… hoje, eu e Renato trabalhamos juntos nesta missão VOLUNTÁRIA de equipar igrejas por estes meios:
– Blog da Elis: onde compartilho as dicas em forma de texto
– Redes Sociais da Elis: onde coloco dicas práticas mais cotidianas, dicas de livros, vídeos, ferramentas.
– Lista de Transmissão no WhatsApp: onde enviamos dicas 1 vez por semana (hoje são cerca de 1.200 pessoas recebendo estas mensagens).
– Grupo no Facebook Mídias Sociais na Igreja: onde compartilhamos e tiramos dúvidas de cerca de 2300 pessoas.
– E-book gratuito Mídias Sociais na Igreja, disponível desde 2016 neste link: www.elisamancio.com.br/ebook
– E-book devocional gratuito Comunicando o Reino: http://bit.ly/comunicandoreino
– Estamos engatinhando para voltar o canal no YouTube. E também outras frentes como podcasts, novos livros e projetos que ainda não podemos publicar sobre eles, mas, que estão em andamento.Nem sempre conseguimos responder todos com rapidez e eficiência, pois, além disso, precisamos trabalhar para nosso sustento. Por isso incentivamos que todos estudem os materiais enviados, gaste tempo investindo no seu conhecimento e crescimento pessoal. Tanto técnico, quanto espiritual!
Na parte profissional, para prover nossos sustento, hoje prestamos os seguintes serviços:
– Palestras e treinamentos para o setor corporativo em Mídias Sociais
– Consultorias de Comunicação Digital
– Mentorias em projetos digitais
– Produção de conteúdo (em texto)
– Fotos em eventos (Renato)
– Venda do livro impresso Mídias Sociais na Igreja que de agora em diante, será distribuído por uma editora.Nós amamos o que fazemos, pois, não fazemos para nós, mas, em prol do Reino de Deus. Então, incentivamos você a ir além. Estude, pesquise, pratique, motive pessoas, não fique parado. Deus tem muito mais para a sua vida. E olha, além de tudo isso que eu e Renato fazemos juntos, nós somos pais, temos casa para cuidar, contas para administrar, saúde para cuidar e uma vida para viver. Lembre sempre de orar por nós.
No amor de Jesus,
Elis Amâncio.
Quer me conhecer um pouco mais? Me siga em minhas redes sociais! Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter e YouTube.
P.s.: Se você leu este depoimento e deseja nos ajudar de alguma forma, faça contato: (31) 9 9502-1305 ou contato@elisamancio.com.br. Deus abençoe!
-
#CPBR12 Aprendizados da Campus Party Brasil 2019

O cartunista Maurício de Sousa falando aos campuseiros Sempre que alguém me pergunta sobre o que é a Campus Party eu digo que não se explica, se vive. Esta edição tem um sabor especial pra mim, pois tive oportunidade de falar com a pessoa que mais me influenciou como leitora em minha infância, o cartunista, Maurício de Sousa. Tive oportunidade de agradecê-lo publicamente sobre isso. Foi emocionante.
Passando pelo hall de entrada da Campus Party 2019, vi um painel que descreve bem o que são estes dias e compartilho com vocês:
5 dias de duração
1000 horas de conteúdos
900 palestrantes
40gb de internet
24h non-stop
Cosplay do Pantera Negra É de enlouquecer quem ama tecnologia, games, inovação, empreendedorismo, comunicação, networking, startups e outras diversas áreas. Participamos desde a coletiva de imprensa até os segundos finais, saindo pela madrugada, com os colegas da caravana Uai-fi (Minas, lógico!). E já entro aqui nos principais pontos de aprendizagem e insights sobre o evento:
- A CP é multidisciplinar. Você encontra pessoas das mais diversas formações, ainda, aqueles que estão em busca de uma formação.
- A CP abordou bastante a questão da Realidade Aumentada tanto em oficinas e ações com os patrocinadores Nestlé e Ford.
- A Nestlé lançou uma linha de ovos de Páscoa Surpresa que ao baixar um aplicativo é possível ver animais/criaturas em RA. Keila Broeder, que apresentou o projeto à imprensa disse que a RA faz parte da vida de muitas pessoas, mas, com esta ação nos ovos de páscoa e nos pontos de venda (os banners de divulgação nos supermercados também terão esta tecnologia – baixe o aplicativo da Nestlé para testar) espera que a Nestlé leve esta experiência RA para todo o Brasil.
- Já a FORD apresentou o case em que por meio de um óculos de Realidade Aumentada um especialista consegue prestar assistência remota para oficinas e parceiros deles em todo o Brasil. É um projeto piloto que visa um diagnóstico mais assertivo.
- A CP é um encontro de comunidades de todas as idades. Mas, fica mais claro (ao observar) que o público está cada vez mais jovem.
- A CP manteve uma arena sobre Podcast em todo o evento. Não é por acaso. Este tipo de mídia tem crescido e é tendência este ano no Brasil. Apesar de já existirem podcasters famosos por aqui, agora que o estilo está se popularizando.
- No momento de abertura da Arena aos campuseiros, estava do lado de dentro com a imprensa que havia feito um tour com o diretor da CP, Tonico Novaes. Na hora que a fita se abriu, a cena de todos os anos se repetiu, vários campuseiros saíram correndo em disparada pela Arena. Uma cena me chamou a atenção. Dois adolescentes vinham conversando e admirando a estrutura do evento, quando um deles virou para o outro e disse: “Olha só, nós estamos entrando por um tapete vermelho”. Pode parecer meio clichê, mas, achei demais. Imagino que nunca estiveram em um evento tão grande e se sentiram importantes com este detalhe do tapete.
- Nesta edição a CP em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia recolheu lixo eletrônico em troca de entradas para participar da Arena. A Campus, para quem não sabe é dividida em 2 partes. A área Open Campus, que é uma experiência para o público em geral afim de oferecer palestras, oficinas, workshops, uso de simuladores e acesso a tecnologias que não temos no dia a dia. Já a Arena da Campus é fechada para os campuseiros que pagam para acampar (ou não) e usufruir de Internet com alta velocidade (vou falar mais detalhadamente sobre isso em outro post), palestras, workshops e acesso a profissionais referência no mundo, em diversas áreas do conhecimento. Pela primeira vez eu vi famílias, que não tinham a “carinha”da CP, caminhando e se maravilhando pela Arena. É legal imaginar que estas pessoas estão tendo acesso a informações e interações que muitas vezes não tem acesso.

Curso de bordado na Campus Party - O APP da Campus me pareceu gerar interações quase como no Twitter nesta edição. Pode ser uma tendência para as próximas edições.
- A CP não é apenas um evento de tecnologia, é um lugar para encontrar pessoas, parceiros e inteligência para novos projetos.
- Uma fala que me marcou muito é do Francesco Farrugia (Instituto Campus Party): O grande desafio da era digital é a educação”.
- Sobre Mídias Sociais: sem planejamento, sem engajamento.
- Pontos essenciais para o SocialMedia: Estudar público, caprichar no design, redação criativa, estudo de mercado.
- JAMAIS: compre seguidores.
- Sobre postagens: mais relevância e menos quantidade.
- Divirta-se!
- Marcas: inspire-se nos conteúdos dos influenciadores digitais.
- Menos alcance, mais qualidade = Menor quantidade, mais qualidade.
- Ser conhecido é diferente de ser reconhecido.
- O conteúdo é a nova influência.
- Basicão para vídeos: Premiere e Filmora.

Tonico Novaes caracterizado de Jedi - Qual o futuro das empresas? O que realmente importa: eu sei como ele não vai ser.
- Todos os meios de comunicação hoje convergem para o digital.
- Aproveite que o mundo mudou e mude também.
- Construa relações com seus clientes. Se importe.
- Dados te ajudam a entender o que seu público gosta.
- Conheça sobre sua área de atuação, mas, também conheça outras áreas. Aumente sua visão.
- Falha é uma oportunidade para criar soluções.
- Às vezes estradas diferentes levam para o mesmo castelo.
- Sobre o jornalismo: O que mudou no caderno de Informática dos anos 90 para agora é que antes era um canal educativo, instrutivo e hoje ele é comercial.
- A melhor maneira de se manter atualizado é ensinando.
- Atrás de dados tem gente.
- Se você entender como se conectar com as pessoas, suas ideias vão viver.
- A ideia é parte de um processo criativo que apresenta um problema e uma solução
- Tudo passa pela Educação.
Acredito que muito em breve todas as palestras estarão disponíveis no YouTube. Aviso vocês! =)
Elis Amâncio
Fotos: Renato Lied
-
Resenha da Elis: Marketing 4.0 – Kotler
Livro da semana: Marketing 4.0 – do tradicional ao digital. Autores: Kotler, Kartajaya e Setiawan. Editora: Sextante.
⠀
Se trabalha nas áreas de comunicação, mídia, marketing ou tem interesse na área, você PRECISA ler este livro.
⠀
Quando estudei Jornalismo uma das deficiências da grade do curso é que não tinha nenhuma matéria sobre Marketing! Foi na pós que “conheci” Kotler e toda sua representatividade para o Marketing mundial.
⠀
No início do ano passado li e fiquei impactada com a abordagem do livro que nos leva a pensar nas pessoas não como meros clientes/público. Mas, a analisar comportamentos e tendências.
⠀
Este livro trata claramente as mudanças entre Marketing 1.0 (centrado no produto), Marketing 2.0 (com foco no consumidor), Marketing 3.0 (centrado no ser humano) e agora o que os especialistas chamam de Marketing 4.0 (centrado nos caminhos do consumidor na economia digital). Ou seja, a era das experiências.
⠀
O papel do profissional de Marketing, segundo o livro, é guiar as pessoas em sua jornada (on/off). Fala-se também sobre onicanal, marketing de conteúdo, CRM Social entre outros pontos muito importantes.
⠀
O Marketing 4.0 é aquele que tira suspiros de quem vive a experiência. É o que o livro chama de “UAU”. Será que nós temos conseguido gerar boas experiências, memórias e interações com nossas ações de Marketing?
⠀
Leia o livro. Vale a pena tanto para quem já é fera no assunto, quanto para quem está chegando na área. E você? Tem lido o quê? -
Resenha da Elis: Mídias Sociais na Igreja
Livro da semana: Mídias Sociais na Igreja. Autora: Elis Amâncio. Editora: 1ª e 2ª edição em Português independente. 3ª edição: em breve eu conto 😱. Editora para o mundo hispano: Editorial Patmos.
⠀
Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro. A tríade da vida humana. Eu fiz as três coisas e posso afirmar para vocês que é só o começo. Deus tem muito mais para nós!
⠀
O Mídias Sociais na Igreja nasceu por causa dos meus estudos e pesquisas sobre comunicação digital e das diversas aulas e palestras que tenho ministrado pelo Brasil ao longo dos anos.
⠀
O livro apresenta um pouco da minha trajetória dos tempos com máquina de escrever, Windows 3.11 e DOS. Segue para a importância da comunicação para as igrejas nos dias de hoje e passa para dicas e ferramentas aplicáveis para o dia-a-dia de quem trabalha na comunicação de igrejas e ministérios.
A ideia do livro não é esgotar o assunto, mas, nortear e esclarecer o paradigma destes novos tempos digitais. Continuo atualizando meus leitores pós-leitura em outros meios. Seja pela lista de transmissão semanal no WhatsApp (você já está lá?), em nosso grupo no Facebook, no blog, em consultorias, mentorias on-line, palestras e treinamentos. É maravilhoso! É meu chamado, minha missão!
O Mídias Sociais na Igreja é um ponto de partida para quem está chegando no digital e uma boa atualização para quem não sabe qual caminho seguir.
Já leu o livro? Deixe aqui nos comentários o que achou dele. -
Resenha da Elis: O enigma da Biblia de Gutenberg
Livro da semana: O enigma da Bíblia de Gutenberg. Autor: Maurício Zágari. Editora Mundo Cristão. ⠀
Leio o Zágari desde 2011 por meio do Blog Apenas. Assinei e comecei a receber os textos por e-mail. O blog dele é para quem gosta de ler textos grandes, reflexivos e embasados biblicamente. Eu, no caso. Sem falar nas crônicas que ele costuma publicar no Facebook de seus diálogos com a filha, Laura.
⠀
O livro “O enigma da Bíblia de Gutenberg” é um livro de ficção que apresenta um mistério, como o título propõe.
⠀
A obra está repleta de diálogos que apresentam valores éticos e bíblicos. Adquiri o meu pelo #Kindle na #Amazon e li em menos de 2 dias. Fiquei curiosíssima para saber o desfecho da história. Sem falar em como é agradável uma literatura que tenha a cara do Brasil e nossa brasilidade.
⠀
Indico o livro pela essência da obra. Não posso detalhar mais, pois, seria um spoiler e ficaria muito sem graça.
Raramente leio ficção. A minha favorita, na vida, são As Crônicas de Nárnia, do genial C.S. Lewis. Por isso, posso dizer que a leitura foi uma leve e agradável surpresa. Sem dúvidas vou ler a outra ficção que ele acabou de lançar.
⠀
* P.s.: Isso não é um publipost. -
Redes Sociais, o dilema continua: postar todos os dias ou não?
No jornalismo temos um termo que gosto muito de trazer para o trabalho do Social Media que é criar uma linha editorial. Ou seja, eleger uma lista de assuntos que gostaria de falar ao longo da semana ou do mês.Um exemplo simples sobre o que um líder postaria nas redes sociais:Segunda – uma foto de algum culto da igreja + legenda com a agenda da semana (cultos/palestras)Terça – uma foto da natureza, da Bíblia, de algo que remeta a Deus e um versículo.Quarta – dica de um livro/filme/seriadoQuinta – #TBT é o dia de lembrar coisas boas. Foto do início daquela igreja, testemunho, histórias relevantesSexta – Convite para as reuniões do fim de semanaSábado – post de uma das reuniõesDomingo – post com uma foto do culto e uma legenda com um resumo da pregação.Uma coisa que sempre me perguntam, precisamos postar nas redes sociais todos os dias? Claro que não.Mas, se você vai postar, tenha em mente sobre quais tipos de assunto pretende falar. Não fique inventando moda todo dia, entrando em brincadeiras, que muitas vezes nem edificam.Viram sobre o #10yearschallenge? Especialistas desconfiam que tenha sido algo lançado para facilitar a identificação das pessoas – melhoria dos algoritmos de identificação por câmeras – em projeção de idade. Oremos sempre para que Deus nos dê sabedoria. Temos uma baita ferramenta nas mãos, poderosa, mas, que precisa ser guiada sob a direção do Espírito Santo.O ideal mesmo é ter o seu planejamento mensal de postagens. Mas, isso é assunto para outro dia!Bom fim de semana!
-
Resenha da Elis: Faça mais e melhor – Tim Challies – Editora Fiel
Livro da semana: Faça mais e melhor – um guia prático para a produtividade. Autor: Tim Challies. Editora Fiel.
Este ano estabeleci a meta de ler pelo menos 24 livros ao longo do ano. Para isto, estou cronometrando meu tempo de leitura diariamente (o tempo de leitura da Bíblia nem entrou aqui, é outro hábito que já tinha estabelecido).
Comecei a ler este livro sobre produtividade ontem e estou finalizando. Livro MARAVILHOSO. Vale a pena ler cada capítulo, exercitar cada processo. Na metade dele já tinha entendido que muita coisa em minha vida precisa mudar.Não são questões apenas de hábito, mas, de compreender quem você é em Cristo, sobre seu propósito de vida, sobre seu chamado, suas responsabilidades e prioridades.
Muitos de nós nos sobrecarregamos com tarefas e estamos sempre insatisfeitos por não concluí-las – pior, quem nem deveríamos estar fazendo. Enquanto outros conseguem procrastinar as poucas responsabilidades que tem.
O ano está apenas começando. E se tem um livro que você precisa ler, é este. Ao final da minha leitura, para terem ideia, montei um caderninho com todas as anotações que fiz. Eu reorganizei minha vida na mente, no papel e já comecei a colocar em prática.
“Você só terá começado a viver de maneira focada e produtiva quando disser ‘não’ a grandes oportunidades que simplesmente não se encaixam em sua missão.”
Dica extra: este livro eu recebi como parte de uma @box95clube – invista em você, assine a Box 95 e garanta as melhores literaturas cristãs na sua casa o ano todo. * P.s.: Isso não é um publipost.
-
O que as pessoas vão falar sobre você no seu velório? Ou será que vai ter alguém lá?
Em menos de 1 ano enfrentamos a 2ª morte na família. A tia do meu esposo morreu e a enterramos hoje. Passamos a noite no velório ouvindo histórias sobre ela.
Fiquei pensando sobre o legado que deixamos para quem convive conosco. Mais que isso, se estamos vivendo nossas vidas. O que as pessoas vão lembrar de nós? Os posts legais que fizemos ou sobre quem somos de fato?
Tem muita gente deixando de viver a própria vida para viver a vida dos outros. Pensam que vida é fazer posts “lacradores”. No velório dela o que mais ouvi foi sobre o quanto ela era generosa e ajudava as pessoas, sem outros saberem. Toda hora alguém dizia sobre algum momento da vida em que ela ajudou.
Que nosso legado não seja apenas posts ou discussões em redes sociais. Mas, que seja atitudes que marcaram pessoas e isso será eternizado no coração de cada um.
Na hora do enterro observei as milhares de placas ao meu redor. Tantos nomes e datas… quantas histórias e sonhos estão enterrados ali? Quanta saudade guardada nos corações de quem ficou? Quanta gente sequer é lembrada.
A vida vai continuar mesmo quando você estiver nos 7 palmos abaixo da terra. Doa a quem doer. A maioria de nós serão esquecidos porque não soubemos viver. Esta geração mimizenta que se denomina especialista de causas e bandeiras, que não respeita a opinião de ninguém. Apenas o que acreditam é o certo.
Deus tenha misericórdia de nós. A vida é muito curta para não se deixar ser feliz. Pare de se incomodar com a vida dos outros e viva sua própria vida.
P.s.: Desabafo de um coração doído com a partida de mais uma pessoa deste mundo.
-
Comunicando o Reino – um devocional para a Comunicação de Igrejas
O ano ainda não acabou e gostaria de compartilhar com vocês a alegria de lançar o projeto Comunicando o Reino, by Elis Amâncio, que terá várias frentes de atendimento pra igrejas e ministérios nesta área. Workshops, treinamentos, consultorias, manuais e outras coisinhas que não posso contar ainda! Colocando o pé em 2019 com novos caminhos. O projeto foi 100% desenvolvido por mim e o logotipo pela agência Church Design. A nova rediagramação foi feita pelo designer Phillipe Santana.Para começar, um devocional (beta) de 21 dias para equipes de criativos, comunicação e multimídia envolvidos em igrejas e ministérios. Ele é uma material beta, pode conter erros e tudo mais. Se encontrar algum, avisa para nós, please? Para baixar é só clicar aqui:
Temos buscado direcionamento e estratégia para utilizar do melhor que temos nos dias de hoje para levar a Palavra de Deus cada vez mais longe e mais rápido até que Ele venha!>> Quer falar comigo? Palestras, workshops, treinamentos e mentorias: escreva para contato@elisamancio.com.br ou me escreva por whatsapp (31) 9 9502-1305.
-
Ser uma jornalista cristã…
Compartilhei no meu Twitter esta semana sobre uma situação que vivi ainda no início de minha carreira como jornalista. E vou reproduzi-la aqui. Não para dizer que sou melhor que ninguém. Mas, para te encorajar que você é capaz.Há quase 12 anos uma agência me contratou para produzir matérias para uma revista de uma grande multinacional. Lembro que passei 5 dias (incluindo meu aniversário), decupando as entrevistas e produzindo as matérias para a revista inteira. Me chamaram com o deadline curto.
Pensa em uma pessoa que escreveu, escreveu e escreveu. Entreguei a revista inteira no prazo. A jornalista que me contratou sumiu por uns dias. Lembro até hoje, eu sentada no fundo do ônibus indo para a faculdade, liguei pra ela. Teve a coragem de me dizer que meu texto era pobre.
Que reescreveu a revista inteira porque meu texto não tinha a menor criatividade. Enquanto ela falava, lágrimas de humilhação desciam nos meus olhos. Me senti a pior jornalista da face da terra. Ela disse que iria depositar o valor contratado porque tinha assumido.
Disse que era para repensar meus textos porque eram pobres e sem criatividade e que não via futuro em mim. Ela pagou, mas disse, que não valia o serviço. Fui para a faculdade arrasada, chorei muito no ônibus. Compartilhei com minhas amigas e alguns professores que discordaram.
Naquela época se não fosse o apoio destas pessoas, talvez eu não fosse jornalista hoje.
Hoje no meio gospel vivo algo semelhante. Pessoas que não valorizam meu trabalho. Mas, hoje eu tenho o Renato, meu marido, que me apoia e não me deixa desistir quando esses sujeitos aparecem. Muitos descapacitados que não conseguem ver o valor do trabalho do outro. Tenho ciência de quem sou.
Sei que sou pioneira na Comunicação Digital para o meio cristão evangélico. Não porque me dei este título, mas, porque o próprio mercado reconheceu que desde quando cheguei neste meio tenho lutado para compartilhar conhecimento, ensinar boas práticas e fomentar um mercado saudável de comunicação em prol do Reino de Deus. Tenho alunos em todo o Brasil, já palestrei em todas s regiões do país! É uma luta e eu persevero dia após dia. Escrevi meu livro (Mídias Sociais na Igreja – que hoje está na loja da Helena e da Amazon) e tem mais 3 saindo do forno.
Aquela jornalista e a tal revista? Nunca mais vi. Tenho por mim que ela publicou o que escrevi.
Em outra ocasião quando tive que optar entre continuar trabalhando como jornalista no mercado que chamamos de “secular” ou na igreja, ouvi do meu antigo chefe que ele não conhecia nenhum jornalista evangélico bem sucedido. Eu tomei minha decisão, vim servir ao Reino e decidi que eu seria e melhor jornalista cristã que eu poderia ser. Não por orgulho. Não para mostrar para alguém, mas, para que o nome dele seja sempre, sempre, sempre exaltado. (Mt 5.16).
Deus de fato usa as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias e eu sou uma dessas. (1 Co 1.27). =)
P.s.: Ser jornalista não é ser expert em Língua Portuguesa, não é ter os melhores textos. É errar, é ter dúvidas gramaticais, é consultar o dicionário toda hora. Jornalistas não são seres perfeitos, mas, acima de tudo devem ser éticos.
Uma frase que me marcou ainda nos temos da faculdade: “Jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter”. (Cláudio Abramo). É isso.
Meu LinkedIn para quem quiser conhecer um pouco da minha trajetória: https://www.linkedin.com/in/elisandra/