Comunicação em tempos de crise – Dicas da Elis #7
Em tempos de crise um dos comentários que mais ouço de colegas que trabalham na Comunicação é que somos uma das primeiras áreas a sofrerem cortes e investimentos.
Pela lógica, este seria o melhor momento para investir em uma boa estratégia de Comunicação. Principalmente no meio digital. Lembra da história do “quem é visto, não é lembrado”?
Trouxe neste post 10 pontos para reflexão afim de te ajudar a buscar diferenciação diante da crise. Use a comunicação a seu favor.
- Sua instituição e todos os colaboradores sabem claramente qual a Visão, Missão e Valores da marca? Se não, está na hora de alinhar agora.
- Identifique todas as suas Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A famosa . Seja realista, entenda o seu mercado, seu segmento. A partir de cada um destes pontos vocês vão enxergar medidas possíveis.
- Faça um . Ele é essencial para analisar em quais canais digitais você vai estar, quais estratégias e conteúdos serão publicados.
- Monitore sua concorrência. Observe quais ações desenvolvem, e principalmente, encontre um ponto de DIFERENCIAÇÃO para se destacar. Diariamente a Internet recebe uma grande enxurrada de conteúdo. Se sua marca não encontrar um ponto de diferenciação, poderá ficar perdida no meio digital.
- Use as HASHTAGS a seu favor. No Facebook e Pinterest percebemos que a eficiência delas não são tão eficientes. Mas, em redes como Twitter e Instagram são essenciais. No Instagram podemos usar até 3o hashtags. Pense em usar hashtags específicas e gerais. Por exemplo, se você trabalha com uma loja especialista em moda Plus Size, você pode usar hashtags gerais como: #plussize #modaplussize #gordinha #gordinhacomorgulho e outras mais específicas: #vestidoplussize #calça #verãoplussize #plussizesimedaí #verão2017 #ModaBH #ModaBrasil
- Coloque biografias bem descritivas que identifique quem sua marca é em todas as redes sociais que você participa. Não se esqueça de colocar o nome de sua cidade e do seu estado. Muitos se esquecem da amplitude da Internet e deixam de fomentar negócios locais por só pensar no global.
- E para quem é de uma Igreja/Ministério, não se esqueça de divulgar os horários das reuniões e cultos, sempre atualizados. E o principal, com o endereço. Muitas igrejas erram ao divulgar eventos sem dar detalhes essenciais. Lembre-se que nem todas as pessoas estão em todas as redes sociais. Informações completas são primordiais em uma boa divulgação.
- Cuidado com o uso dos Cards Digitais, que são aquelas artes com frases inspiradoras. São de fato muito legais, mas, uma marca não é sustentada apenas por isso. Diferencie-se. Dê valor ao seu trabalho, ao que pretende entregar ao seu público.
- Fale de processos do seu trabalho, sobre como a empresa/instituição funciona, curiosidades do dia-a-dia (sem ser reality show), dicas legais da sua área.
- E o principal, transforme o dia das pessoas. Pense em conteúdos que vão fazer que sua marca mude o dia de outros para melhor.
Seja diferente. Mais do mesmo tem muito por aí.
Espero que estas dicas te ajude! Comente aqui no blog ou no vídeo, compartilhe e mande sugestões e dúvidas. Terei prazer em responder!