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Comunicação para Igrejas – como estruturar, o quê e como fazer?

Um dos pedidos de ajuda que mais recebo nas redes sociais, em consultorias e mentorias é sobre como estruturar a Comunicação de uma igreja e ministério. Sei que pode parecer algo complexo, mas, vou tentar simplificar com algumas dicas aqui.

Se você ainda não leu meu livro , te convido a ler a versão gratuita em pdf que está , também vai te ajudar. Agora, se você já leu e quer se aprofundar um pouco mais, leia os passos abaixo:

  • Alinhe com sua liderança quais sãos os objetivos, expectativas e diretrizes para você direcionar o Ministério de Comunicação.
  • Defina com a liderança como será a hierarquia do Ministério. Geralmente a liderança da Comunicação fica com um pastor da igreja ou um dos pastores, como líder espiritual. E um líder de área técnico que pode ser jornalista, publicitário, relações públicas, designer, produtor de vídeo, etc., ou seja, uma pessoa com características de liderança e que entenda o processo da Comunicação. Em alguns casos o líder do ministério é pastor e líder técnico. É muito importante definir a hierarquia para que as pessoas entendam e se sintam parte.
  • A Comunicação é responsável por quais áreas da igreja? Geralmente das equipes de áudio, vídeo – gravação/transmissão, jornalismo, projeção (multimídia), boletim/jornal, site, mídias sociais, fotografia, comunicação interna, design, etc.
  • Crie uma escala de trabalho tanto para equipes contratadas, quanto para voluntários. Já visitei igrejas que possuem quadro na sala da Comunicação/Projeção com a escala semanal/mensal. Além da organização e do senso de responsabilidade, saber quem está na escala facilita encontrar substitutos em uma possível ausência.
  • Estruture um Planejamento da Comunicação com cenário da igreja/ministério, objetivos, ações pretendidas, prazos, quem vai executar o quê e compartilhe com a equipe para que todos estejam envolvidos no mesmo propósito, cientes de que cada um faz parte dessa construção.
  • Faça treinamentos/palestras com a equipe/voluntários. Mesmo que sua igreja não tenha profissionais da área, ou seja, o perfil técnico para ensinar o cotidiano destas áreas. Convide profissionais que você conhece para realizar palestras para as equipes. Não precisa ser alguém de fora, que gere custos para sua igreja, mas, quem sabe algum amigo, vizinho e conhecido de membros da igreja. Frequentemente sou convidada para dar treinamento na área de Conteúdo e Mídias Sociais e sei de diversos outros profissionais que também cedem seu tempo para auxiliar igrejas. Aproveite os treinamentos para colocar em prática o que estão aprendendo.
  • Outra pergunta recorrente que recebo é sobre como conseguir voluntários para a Comunicação. Espero que este post mais detalhado possa te ajudar: 
  • Depois que você está com a Comunicação estruturada é comum as pessoas não saberem como divulgar eventos da igreja e do ministério. Há pouco tempo fiz um post sobre isso, deve te ajudar:
  • Se você está pensando em fazer transmissão dos cultos e eventos de vocês. Eu sugiro que leia este post específico sobre transmissões:

 

Algumas FERRAMENTAS que podem te ajudar neste processo!

  • Criação de conteúdo e agendamento: Para organizar e programar conteúdo nas Redes Sociais indico a ferramenta mLabs – acesse o site mlabs.com.br e use o código promocional MLABSAMANCIO para testar gratuitamente por 30 dias. Depois do período de testes ela custa a partir de R$ 12,90 por mês.
  • Calendário Editorial: No próprio Mlabs tem um Calendário Editorial onde você pode anotar suas ideias de posts, datas comemorativas/especiais para criar seu conteúdo e posteriormente agendar.
  • No Mlabs também tem a ferramenta de Workflow que faz a gestão da tarefa e aprovação de posts. Sugiro assistir aos vídeos no canal do YouTube deles, que tem ensinando tudo passo a passo: https://www.youtube.com/user/socialmlabs
  • Calendário de eventos: Uma opção é criar um calendário compartilhado no Google Agenda com toda a liderança envolvida. Aproveite os meses de outubro e novembro para organizar com sua liderança o calendário de eventos do próximo.
  • Trello: eu também uso o Trello para organizar minhas demandas, gerenciar tarefas e para a gestão de trabalhos em equipe. Tenho um quadro gratuito que eu liberei – tem que entrar nele e gerar uma cópia para você, é só ler as instruções.  Este quadro é um exemplo de como organizar suas ações: 
  • Google formulários/google Docs: para organizar as demandas que chegam para a Comunicação. Eu sempre sugiro ter um canal exclusivo para receber demandas, isso organiza e otimiza o processo. Se você quiser, tenho um modelo detalhado aqui neste link:
  • Canva.com: conheço muita igreja que não tem designer e batalha criando artes por aplicativos no celular. Posso dar um conselho? Prefira usar estes aplicativos no computador e use o bom senso. No site do Canva existem uma infinidade de artes prontas editáveis e que podem auxiliar na divulgação da sua igreja ou ministério. Está na dúvida se ficou bom ou ruim? Antes de divulgar, envie para pessoas da sua confiança, aquelas que não ficarão constrangidas em te dizer que não está bom ou está bom.
  • com a arte pronta, envie para o link do Facebook Text Overlay para saber se a arte está ou não com excesso de informação. Se a arte for reprovada, sugiro fazer ajustes nela até estar aprovada com o OK.Estude estes conteúdos sem pressa e faça tudo com calma, sob oração e orientação de sua liderança. Deus abençoe.

Tem alguma dúvida? Escreva para nós: contato@elisamancio.com.br

Para consultorias, mentorias e palestras: (31) 9 99502-1305.

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