Blog,  Dicas da Elis

Resenha | Desafios da Liderança Cristã – autor: John Stott

Infelizmente, não tive oportunidade de estudar Teologia ainda e não tinha a menor ideia de quem seria John Stott.

captura-de-tela-2017-01-06-as-18-40-01No fim de 2016 ganhei o livro Desafios da Liderança Cristã, por John Stott, editora Ultimato. Confesso que foi um grande “achado”. Então, preciso começar falando sobre o autor. Ele viveu de 1921 até 2011, uma pena não tê-lo conhecido antes. Stott deixa como legado uma vida vivida totalmente para Cristo. É autor de mais de quarenta livros, um deles o best-seller O Discípulo Radical.

O livro Desafios da Liderança Cristã tem uma história linda. Ele é a transcrição de quatro palestras dadas por John Stott, em Quito (Equador), em 1985. Eu tinha apenas seis aninhos de idade e este homem estava viajando pelo mundo falando brilhantemente sobre ser Cristão. O livro foi publicado no Brasil pela Ultimato em 2016.

No livro Stott fala sobre cinco problemas vividos por líderes Cristãos:
1) O problema do desânimo
2) O problema da autodisciplina
3) O problema dos relacionamentos
4) O problema da juventude
5) Dois “Timóteos”

Falando resumidamente, sobre desânimo ele destaca a importância da consciência de que há apenas uma solução para o desânimo, o poder de Deus. Precisamos lembrar sempre que o poder Dele se aperfeiçoa em nossa fraqueza. Destaco uma frase de Stott: “O Evangelho é luz. É o meio pelo qual Deus vence as trevas e brilha no coração das pessoas”.

O livro é repleto de experiências pessoas vividas por John Stott. Imagina ter em mãos situações vividas por um Cristão há décadas atrás. Dá até aquela “vergonha” por fazermos tão pouco em nome de Deus, enquanto as gerações anteriores agiram com tanta intrepidez e coragem.

Sobre a Autodisciplina, Stott destaca sobre como manter o frescor espiritual. Aponta em sua própria experiência como foi importante ter disciplina em tudo o que fez para não se estagnar. Fala sobre a importância de se descansar, ter tempo para si mesmo, tempo de qualidade com a família e amigos, e ainda, buscar atividades ao ar livre.  E em diversas partes do livro podemos ver o bom humor do autor/preletor. Sempre carismático destaca boas práticas para uma vida mais leve.

Stott fala em dicas práticas como orar todos os dias de manhã pelas tarefas daquele dia e ter uma lista de atividades diárias bem realista para não ficar perdido. Entre as lições ensinadas está a leitura anual bíblica. Ele deu um exemplo ótimo para começar a ler a Bíblia começando por Gênesis 1, Esdras 1, Mateus 1 e Atos 1. Esta prática vem de 1842. Fiquei maravilhada de ler algo tão sábio, tão antigo e tão pouco praticado. Assim, todos irão ler a Bíblia inteira durante o ano, sendo uma vez o Antigo Testamento e duas vezes o Novo Testamento.

Ao falar sobre o problema dos Relacionamentos ele cita a frase de John Donne: “Nenhum homem é uma ilha”. Ele destaca neste capítulo sobre a função de quem é chamado para liderar, que é cuidar de pessoas, como mencionado em Atos 20.28. Os líderes são chamados para servir.

Houve um dos momentos que me senti tão feliz, pois, ele menciona um livro que já li, de Charles Sheldon, Em seus passos o que faria Jesus? E ele comenta uma prática que faço há bastante tempo: será que Jesus faria o que vou fazer? Isso faz toda diferença em nossa caminhada cristã. E ele fecha este capítulo descrevendo experiências incríveis sobre a importância de ouvir as pessoas e não apenas falar.

Quando ele menciona o problema da juventude, que é na verdade as dificuldades enfrentadas por líderes muito jovens, ele fala sobre Paulo e Timóteo e como é importante ser exemplo. Menciona uma frase de J. B. Phillips: “Não deixe que as pessoas o desprezem por ser jovem; cuide para que elas o respeitem por ser um exemplo para elas em seu modo de falar e em sua conduta, em seu amor, fé e sinceridade”.

No capítulo “Dois Timóteos” é muito interessante, pois é o relato de dois discípulos que caminharam com John Stott em anos diferentes. Ambos trazem exemplos que mais marcaram a vida deles ao lado de Stott. É emocionante. “Ele realmente era um cristão ‘integral’, e a graça do evangelho se introduzia até nos detalhes mais simples de sua vida”.

Terminei o livro com vontade de ler tudo que John Stott tenha falado ou ensinado, e claro, ler a biografia dele. Se alguém quiser indicar algum livro dele, deixe nos comentários!

Livro: Desafios da Liderança Cristã
Autor: John Stott
Editora: Ultimato
Páginas: 88 páginas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *