Blog,  Dicas da Elis

Resenha | Seja Feliz Hoje – autora: Helena Tannure

capa do livro Seja Feliz Hoje, da Helena TannureEstes dias recebi um inbox encorajador da minha amiga Izabella Tonon para que eu faça resenhas dos livros que tenho lido. E na verdade, é uma vontade antiga, já que leio tanto e vivo indicando livros nas redes sociais. Mas, não parava para escrever sobre eles.

O livro Seja Feliz Hoje, da Helena Tannure (editora Mundo Cristão) tem a “cara” da Helena. Enquanto lemos temos a sensação de ouví-la detalhando cada página. Como é característica da autora, ela usa de histórias pessoais para relatar situações em que sofreu com ansiedade, constrangimento, dor, vergonha. E como ao longo da vida foi descobrindo que é possível ser feliz todos os dias, vivendo um dia de cada vez.

Ao longo do livro Helena também comenta sobre quantas vezes precisou abrir mão de uma coisa ou outra para ser feliz de verdade. Uma frase que me marcou muito foi: “Porque o hoje é o que realmente tenho”. E realmente é assim, vivemos fazendo planos – que são importantes – mas, não podemos deixar de ser felizes hoje porque sofremos ansiosos pelo amanhã.

Outro ponto marcante do livro é sobre como as pessoas felizes influenciam todos a sua volta. E como pessoas amarguradas também possuem este “poder”. Mas, a escolha é nossa, influenciar ou ser influenciado?

Seja Feliz Hoje está repleto de referências bíblicas que embasam não apenas as experiências vividas pela autora, mas, por personagens bíblicos em diversos momentos da Bíblia.

“Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade”. (Ec 2.26)

Particularmente, existe uma passagem bíblica que sempre mexeu muito comigo. E é um anseio do meu coração. Ser como o apóstolo Paulo, “aprender a ser feliz em toda e qualquer situação”.

Helena também fala sobre a vida da mulher moderna e a falsa felicidade transmitida pelas redes sociais. E nos dá um sábio conselho: “pare de se comparar aos outros”. O livro é repleto de histórias algumas divertidas, alegres ou até mesmo tristes – o que chamaria de tratamento de choque. Para terem ideia, mudei a maneira de falar com meus pais depois que li o livro. Eles merecem toda a minha atenção. Eu os tenho hoje. Mas, e amanhã? (Dá até um nó na garganta, não é mesmo?)

Sou o tipo de leitora que lê grifando o livro. O meu está totalmente rabiscado. Destaquei inúmeras frases que não poderia transcrever todas por questões de direitos autorais. Mas, uma última: “Fazer a vontade de Deus pode significar fazer exatamente o que preferíamos não fazer”.

Ao final de cada capítulo a autora faz perguntas ao leitor afim de gerar uma reflexão aprofundada dos temas abordados em cada capítulo. Curti demais. Espero que gostem.

Livro: Seja Feliz Hoje
Autora: Helena Tannure
Editora: Mundo Cristão
Páginas: 155
Lançamento: 2014

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *