Como profissional da área de Comunicação tenho alertado meus clientes sobre a importância de considerar os usuários de aparelhos da Apple quando vão planejar e criar seus sites, blogs e aplicativos.
A questão é que a Apple, uma das marcas mais amadas e valiosas do mundo vem conquistando uma multidão de novos “fãs”. Ontem, no Twitter divulguei algo que gerou muitos comentários: “#Paralembrar site, blog e qualquer coisa criada em flash exclui o seu possível público em produtos Apple… iPad, iPhone…”
Entre alguns tweets recebidos foram levantados questionamentos sobre o grande crescimento do uso de celulares Android, principal concorrente do IOs da Apple. Lembro que na Campus Party deste ano ouvi várias discussões em grupos sobre qual era o melhor. Percebi duas linhas ideologias digitais ou como diz minha amiga jornalista Vanessa Freitas, #culturatec, geralmente os desenvolvedores de softwares, sites e blogs, a turma do “software livre” não usa produtos da Apple, Microsoft, etc.
A Apple é hoje a segunda maior marca do mundo e acredito que quem é fã da marca não vai deixar de comprar um iPhone ou iPad só porque não roda “flash”. Outro ponto é que os aparelhos Android, em contrapartida são muito mais baratos que os aparelhos da empresa da “maça mordida”. São públicos distintos. Além das questões tecnoideológicas, a questão dos preços influenciam diretamente e mostram essa diferença de público.
Quem pode comprar um bom aparelho smartphone Android por R$ 500,00 com acesso a email e redes sociais não vai se preocupar em ter um iPhone 4 (um pré-pago em Minas Gerais custa algo em torno de R$ 2mil).
Mas a questão que continuo levantando é, não é possível continuar ignorando os usuários de produtos da Apple ao desenvolver sites, blogs e aplicativos. O uso do flash exclui totalmente este público. Não sei se a Apple vai trazer alguma novidade com o lançamento do IOs 5, mas ignorar o público “Apple” é como ignorar boa parte dos públicos A e B. #FicaDica
Adendo: Depois da leitura de alguns comentários, em especial da amiga Rute Elias, quis acrescentar algumas palavras a este texto. Para quem trabalha na área de Comunicação é claro que devemos desenvolver nossos projetos para falar com todos os públicos de A a E (e mais algum se houver). Entretanto, vejo que algumas “instituições” e profissionais tem dedicado suas atenções quase exclusivamente para o desenvolvimento de aplicativos e plataformas para produtos Apple ou Android. Geralmente o que investe em um, não investe em outro. E ainda li possibilidades interessantes como o Windows Phone que está surgindo aí.
Este post além de levantar a opinião de vocês sobre o tema, sem querer saber qual é melhor ou não, mas sim, quais ações bacanas para desenvolver ou não. Já vi projetos de Comunicação que excluem totalmente os usuários da Apple, e vice-versa. Apenas uma reflexão para pensarmos um pouco mais como profissionais de Comunicação, e também aproveitar o espaço dos comentários para sabermos a opinião de quem não trabalha nesta área.
Então vamos lá: Qual a sua opinião? Compartilha aê com a galera!
Temas relacionados:
– IOs cresce mais que Android nos Estados Unidos.
– Google e Apple são marcas mais valiosas do mundo.
7 Comentários
Vinicius Curtts
Não concordo com isso… Na Europa, os celulares da Samsung são mais vendidos. E aqui no Brasil, hoje temos uma popularização do SO Android.
A Apple é um mito, mas o mercado fatalmente vai se dividir.
A Google é uma espécie de Midas, tudo que ela coloca as mãos, vira ouro.
Elis Amâncio
Isso que é legal, Vinícius! Saber a opinião de todo mundo. No meu caso, como área de Comunicação, preciso pensar em todos os públicos, inclusive nos que usam "Apple". Vamos ver se mais pessoas se "manifestam".
Obrigada pelo coments!
Igor Medeiros
Elis, eu possuo os dois sistemas. Tenho um iPad e tenho um Motorola Defay com Android.
Pontos para Apple: Design INFINITAMENTE superior a qualquer concorrente, nitidez e resolução de tela sempre melhor, assim como sensibilidade do touch e resistência do "Gorilla Glass", camada de "plástico" que reveste as telas de touch. Além de ter uma loja de aplicativos MUUUUITO mais completa e bateria de dispositivos mais duradouras.
Pontos para Android: Sistema muito mais leve e rápido de se operar. Detecta redes wi-fi com mais eficiência e o principal de todos os pontos, é extremamente acessível. No meu plano na Vivo com todos os descontos possiveis peguei o celular por 120 reais, se quisesse um iPhone teria que pagar 699. Outro ponto positivo é a integração com a conta google o que facilita a vida na hora de organizar contatos e redes sociais.
Sou contra qualquer tipo de fanatismo, a favor ou anti-apple. É como querer lutar contra o McDonnalds, os caras AINDA dominam o mundo da tecnologia, mas existem outras opções e uma coisa não precisa necessariamente matar a outra.
Elis Amâncio
Muito bacana suas observações Igor. É exatamente isso que penso, a questão não é disputar quem é o melhor, mas no meu caso como profissional de comunicação, pensar em como atingir estes públicos distintos.
Gostei ainda mais das suas observações porque utiliza dos dois recursos, no meu caso, só tenho os produtos da Apple.
Valeu pelo coments!
Samantha Dutra
Pois é, eu nunca usei Android, mais como profissional da comunicação e trabalhei 3 anos em telefonia tenho por mim que: apple realmente é EXCELENTE em termos de funcionalidade e design, mas tudo depende do OBJETIVO da pessoa em ter um smartphone, pq a apple tem suas limitações (appstore, itunes, etc..) não é funcional no sentido de conectar no computador e trocar foto e musica rapidamente (sem a ferramenta necessária).
A nokia anda perdendo, mais usei symbian muitos anos e me atendeu super bem (conexão de email, redes sociais, bluetooth e music player)
Acho que a tendência é o wordpress e o crescimento de aplicativo, daqui uns dias os sites em flash serão extintos!
Igor Medeiros
é, observando pela ótica da comunicação é mais trabalho, pois não tem como descartar nenhuma das plataformas, se vai criar um app tem que disponibilizar em todas as lojas.
Nos EUA por exemplo eles quase excluem o Android. Procurei diversos apps das ligas americanas de esportes e só achei para o iPad, nunca para o Android, isso é uma falha.
Rute Elias
Oi Elis,
Ainda não possuo nenhum dos dois por um simples motivo: Estou pesquisando ainda. Não quero me arrepender por algum motivo depois da compra por ter escolhido um ou outro. O Igor me deu uma luz muito boa no comentário acima. Vou ponderar sobre as dicas dele. Sobre a escolha das pessoas acredito que seja pelo preço e por conseguir um resultado com pouca diferença. Acho também que agora chegou a vez do público "C" em todos os setores da economia e na tecnologia não será diferente. É uma grade fatia do mercado, e "de grão em grão…". Percebo que este púbico se preocupa com qualidade sim, mas não a preços tão altos,são práticos em suas escolhas e muito antenados com as novas tecnologias, consomem muito, talvez pelos baixos preços. O público "A" e "B" sempre existirá não é mesmo?