Peraí! Já vi isso antes!!!
Ao assistir o telejornal, ou ler notícias nos jornais, revistas e Internet você tem a sensação de já ter visto algo parecido há pouco tempo? Eu também!
Conversando com uma amiga, também jornalista, ela compartilhou sobre a falta de criatividade das pautas (matérias) publicadas na imprensa em certas épocas do ano. Por exemplo, todo final de ano fala-se das mesmas coisas: vendas no varejo, shoppings lotados, cuidado com as bolsas e pequenos furtos, ceias de natal, ano novo, rodoviária lotada, destinos mais procurados nas férias.
Em janeiro segue o mesmo “ritual”: férias, como “ocupar” seu filho, para onde viajar, cuidados com a casa durante o período de férias, contas para pagar IPTU, IPVA, lista de material escolar, mensalidade das escolas, segurança de vans, e por aí vai.
Claro, são assuntos importantes e do cotidiano. Porém, falta criatividade na elaboração das pautas! A abordagem é basicamente a mesma! Na minha opinião, o jornalismo precisa romper as barreiras da mesmice assim como o jornalista Tadeu Schimdt do Fantástico. Com seu jeito irreverente e descontraído passou a apresentar a grade de esportes do domingo da Globo e está inovando e conquistando público.
Abro aqui um espaço para discussão sobre essas matérias repetitivas. Tanto do que gostariam de assistir como telespectadores, leitores e internautas. E, como jornalistas, sobre o que gostariam de produzir.
Vamos lá colegas de imprensa! É hora de ir além do que o público já espera!