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Diferentemente do amadorismo que marcou o início das ações empresariais nas mídias sociais, profissionais precisam ser capacitados e especializados para monitorar a imagem na internet

Por Celina Aquino
 

 Elisandra Amâncio trabalha como autônoma e hoje monitora a imagem de vários clientes no mundo virtual

Foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press

O Twitter ainda não era febre no Brasil quando a jornalista Elisandra Amâncio, de 32 anos, teve a ideia de criar um perfil para a Igreja Batista da Lagoinha, onde fazia estágio. Isso foi no início de 2009. A proposta dela era fazer uma página institucional, que seria inovadora no segmento gospel. “Fizemos o planejamento e traçamos a estratégia num tempo em que não existia referência. Seis meses depois, o Twitter bombou. Com o sucesso do microblog, não tardou até Elisandra lançar a igreja no Orkut, Facebook e YouTube.

A jornalista, então, resolveu investir na área e hoje trabalha como autônoma, cuidando da imagem de vários clientes no mundo virtual. Descobriu aos poucos que a internet era uma forma de melhorar a comunicação institucional das empresas. Mesmo com toda a experiência, Elisandra se considera uma analista de mídias sociais em formação, já que ainda não concluiu a pós-graduação. “Trabalho há 18 anos com informática e isso me ajuda bastante, mas quero me especializar para usar as ferramentas de maneira mais ética e profissional possível. Ainda tenho muito o que aprender”, admite.

Elisandra está certa. Não basta gostar de internet para ser analista de mídias sociais. É preciso estudar bem o assunto, pois as empresas querem resultado. Tudo se transforma em números no mundo corporativo. É fundamental ter comprometimento e responsabilidade para aproveitar as novas oportunidades do mercado. Afinal, o profissional se torna a voz da empresa no Facebook, Orkut, Twitter, LinkedIn, YouTube, Flicker, Myspace e no blog. Outro engano: fazer parte das redes sociais não é suficiente para trabalhar com elas. “As pessoas usam e acham que entendem bem disso, mas no campo institucional o enfoque é outro. Praticamente não se faz monitoramento e mensuração no perfil pessoal. Ninguém fica contando quantos amigos tem, o número de comentários que conseguiu, por isso precisa aprender a usar no meio corporativo. Você tem que apresentar resultado e estar alinhado à empresa”, comenta o jornalista Bruno Blankenburg, que dá curso de curta duração na área.

Bruno se considera um autodidata, mas é a favor da especialização. “É preciso se capacitar para garantir um bom serviço. A fase de tentativa e erro acabou. A ação tem que ser muito bem planejada e estruturada porque tem que dar certo. Você não pode deixar de mostrar resultado para o empregador”, afirma Bruno, que acrescenta: “Ao mesmo tempo que tem que ser pró-ativo e exercer papel de líder, tem que entender que o serviço está dentro de uma estrutura empresarial que precisa ser respeitada”.

ALTOS CARGOS O campo de trabalho tenta se especializar rapidamente. Já existe a preocupação de formar profissionais para ocupar altos cargos nas empresas. “Hoje, o mercado demanda cada vez mais gestores que ocupem cargos estratégicos, como coordenação, gerência e até vice-presidência em mídias sociais. O profissional começa a se destacar e passa a ocupar espaço ao lado do alto escalão da empresa”, conta o coordenador do MBA em mídias sociais e gestão da comunicação digital da UNA, Fernando Leroy de Araújo. Segundo ele, o curso não ensina a criar rede social, mas a usar as informações geradas nas mídias sociais em prol da empresa.

O profissional precisa aprender a transformar os comentários que surgem nas mídias sociais em algo que seja útil para a empresa. Aproveitar, por exemplo, uma reclamação de um cliente para sugerir uma melhoria. E fazer o empregador enxergar a oportunidade de fortalecer a marca ao se relacionar bem no universo on-line. “Independentemente do profissional, é preciso que ele tenha visão de todo o processo. Saiba calcular o retorno do investimento, não só de dinheiro, mas de quantas pessoas participaram da ação, até gerar o conteúdo que é disponibilizado. Mais do que entender a dinâmica das redes sociais é saber planejar e optar pela melhor estratégia para a empresa.”

O estudante de relações públicas Wilson Meira, de 21, sempre foi ligado à internet e às redes sociais, mas nunca tinha pensado em trabalhar na área até receber uma proposta de estágio. “Quando surgiu essa oportunidade no mercado de trabalho, fiquei muito interessado e comecei a me especializar em web”, conta. Wilson foi convidado para monitorar a Rede Tauá de Hotéis nas mídias sociais.

Nem quatro meses Wilson ficou como estagiário e foi contratado pela Rede Tauá de Hotéis. Seu trabalho, então, deixou de ser tão operacional e passou a ser mais estratégico. O analista de mídias sociais se forma no fim do ano e já quer engatar uma pós-graduação em marketing digital. “O profissional especializado tem uma visão mais estratégica”, pontua o estudante. “Acredito que a área é muito promissora e vai se desmembrar em outras vertentes. Hoje, o foco são os analistas, mas vão surgir profissionais mais segmentados, da área de programação, relacionamento, por exemplo, para assumir novos cargos de gerência.” É o que ele espera para a própria carreira.

ONDE BUSCAR ESPECIALIZAÇÃO 

ALERTSE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Curso de Qualificação: Obtendo resultado com as redes sociais
Inscrições: alertse@alertsequalificacao.com.br
Início das aulas: 6/7
Investimento: R$ 380. Assinantes do Estado de Minas têm 50% de desconto
Duração: 1 dia, das 9h às 16h
Informações: (31) 3047-8799

FUMEC
Programa de doutorado e mestrado em administração da Faculdade de Ciências Empresariais (Face). A temática redes sociais é abordada em disciplinas específicas e no desenvolvimento de dissertações e teses.
Inscrições: www.fumec.br
Início das aulas: agosto
Duração: 24 meses (mestrado) / 36 meses (doutorado)
Investimento: 24 parcelas de R$ 1.459,00 (mestrado) / 36 parcelas de R$ 1.560,00 (doutorado)
Informações: (31) 3269-5230

IBMEC
Curso de extensão: Gestão de marcas em redes sociais
Inscrições: www.ibmec.br
Início das aulas: agosto
Investimento: R$ 2.470,00, com condições especiais de pagamento para matrículas antecipadas
Duração: 3 meses
Informações: (31) 3319-9500

INSTITUTO DE ARTE E PROJETO (INAP)
Curso de aperfeiçoamento: Marketing em mídias sociais
Inscrições: www.inap.com.br
Início das aulas: agosto
Investimento: R$ 320 à vista ou duas parcelas de R$ 160
Duração: 9 semanas
Informações: (31) 3273-3330

PUC
Especialização em produção em mídias digitais
Inscrições: www.pucminas.br/iec
Início das aulas: 12/9
Investimento: R$ 6.797,00 à vista
Duração: 9 meses
Informações: (31) 3319-4444

UNA
Curso MBA em Mídias sociais e gestão da comunicação digital
Inscrições: www.una.br
Início das aulas: agosto
Investimento: turma de terça e quinta à noite (R$ 9.295,00 à vista) / turma de segunda e quarta de manhã (R$ 6.971,25 à vista). Desconto de 20% para inscrições antecipadas e de 27% para ex-alunos
Duração: 1 ano
Informações: (31) 3235-7300

UNI-BH
– Graduação tecnológica em produção multimídia
Inscrições: www.unibh.br/vestibular
Início das aulas: agosto
Investimento: R$ 499,80 mensal
Duração: 2 anos e meio
Informações: (31) 3319-9500

– Pós-graduação premium em marketing digital
Inscrições: www.unibh.br/pos
Início das aulas: agosto
Investimento: R$11.135,00 à vista ou 18 parcelas de R$ 755,85 (valor com 15% de desconto)
Duração: 1 ano
Informações: (31) 3319-9500

Leia também: De olho nas Mídias Sociais – clique aqui.

Matéria do jornal Estado de Minas – Caderno Emprego – 19/06/2011.

2 Comentários

  • Elis Amâncio

    Preciso destacar aqui que na Igreja Batista da Lagoinha a ideia de implantar o Twitter de lá foi da minha editora, Vanessa Freitas e que participei ativamente do processo.

    Fiz o planejamento e implantação de Mídias Sociais para outros clientes, como André Valadão, por exemplo.

  • Samantha Dutra

    Tenho muito orgulho de aprender a cada dia com a Elis. Sabia que ela tem um diferencial??? HUMILDADE, para "aguentar" esta profissão com humildade não é para qualquer um. Ter a informação saber transmiti-la e prender a atenção das pessoas em palavras é um dom de Deus mesmo. Esta pequena grande mulher merece…
    Samantha Dutra
    sasadutra.blogspot.com

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