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Reflexões acerca da profissão: jornalista e assessor de imprensa

Sabadão de feriado prolongado e eu aqui mais uma vez escrevendo. Como sempre digo, jornalista descansa escrevendo. Hoje passei o dia refletindo sobre a minha profissão (jornalista) e sobre minha atuação (assessora de imprensa).

As coisas aconteceram rápido no âmbito profissional, mas o sonho existia desde a infância. Sempre sonhei ser jornalista, creio que a maioria de nós chega ao jornalismo pensando ser possível nos tornar um “colaborador” das mudanças do mundo, para melhor, claro. Lembro das redações que escrevia, das pesquisas na época da escola. Trabalhos feitos à mão e quando muito moderno à máquina de escrever. Google? Não tinha ideia do que poderia ser isso. Só se via computadores em bancos ou em instituições públicas nos idos da primeira metade da década de 90.

Depois do momento nostalgia, não tão nostálgico assim, sou uma aficcionada pelas novas tecnologias. Desde o início de cursos de informática me envolvi completamente. Lembro que dos 15 aos 18 anos fui colunista de um jornal da cidade onde trabalhava, escrevia sobre Ayrton Senna e F-1. Devido várias circunstâncias da vida, vim a cursar jornalismo aos 26 anos. Hoje, aos 31, trabalho na área e amo minha profissão. Acredito na ética, honestidade e princípio, mesmo com a descrença de muitos.

Tive a feliz oportunidade em trabalhar na redação de uma rádio de notícias que curto bastante. Ali pude colocar em prática técnicas e aprimorar meus conhecimentos na apuração “nossa de cada dia”. Também estagiei em assessoria de imprensa, fui voluntária fazendo matérias e fotos por muito tempo. Escrevi para sites de notícias, revistas, etc. A experiência adquirida nesses últimos quatro anos têm sido intensas e bastante proveitosas. Há cerca de sete meses tenho trabalhado como profissional liberal, como dizem por aí, “dona do meu próprio nariz”. Tenho meus clientes, faço assessoria de imprensa, algumas matérias freelancer para revistas e vou bem, obrigada.

Mas hoje, lendo alguns emails, sugestões, reclamações e refletindo sobre o que tenho feito da minha profissão, vi que ainda é muito pouco. Por mais que alguém te pague por uma “assessoria de imprensa” ou uma matéria “freelancer”, só “valeu a pena” se ela virou notícia em uma “grande mídia”. A valorização do profissional está, para o assessorado, exclusivamente na “grande mídia”. Convenhamos, é lamentável! Pensando sobre isso, entendi que nós como jornalistas e assessores de imprensa não estamos conseguindo nos “fazer entender” diante dos nossos leitores e clientes.

A profissão do jornalista ou assessor está limitada à uma linha de pensamento intensamente simplista. O “ter ou não” um assessor é algo dispensável, descartável. E o meu incômodo é tão grande ao ponto de tentar entender então como mostrar ao cliente, leitor, assessorado qual a importância em se ter um assessor de imprensa, ter uma imagem positiva na mídia (incluíndo, principalmente, as redes sociais). Não tenho a resposta simples, mas confesso que este final de semana “promete”.

Promete, reflexão, indagações, e por que não? Refazer os meus projetos e trajetória? Lembrei das intensas discussões no período acadêmico e aulas sobre apocalípticos e integrados. Essa cultura de massa realmente faz muito mal às pessoas. A visão do mundo do ponto do senso comum limita o conhecimento e raciocínio. Estive pensando que se por um lado não sou bem compreendida quanto profissional e duas coisas precisam mudar imediatamente: a forma como apresento a profissão/função e a forma como trabalho no meu dia-a-dia.

Me desculpem os blogueiros que pensam ser “imprensa”, mas não acredito que “qualquer” pessoa seja altamente capaz de produzir boas matérias tal qual um jornalista, claro, com exceções, ou um “divulgador”, conseguir fazer um bom texto (release) e ainda conseguir uma boa divulgação. O assessor de imprensa não só escreve texto e divulga, o assessor mantém uma rede de contatos ampla, especializada, direcionada e que aumenta a sua eficácia em cada divulgação. O jornalista não recebe financeiramente “só para fazer” uma matéria. Ele trás em si sua capacidade intelectual, o seu background cultural, que dependendo do seu nível de conhecimento trará resultados surpreendentemente melhores. O jornalista não é pago simplesmente para escrever, mas sim, para usar todo seu conhecimento de mundo, agregado à pesquisa e entrevistas para tornar algo conhecido com a linguagem adequada que alcance públicos de A a E.

Uau, o texto está longo demais! Vamos deixar o restante das reflexões para um outro texto. Fiquem à vontade para comentar!

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