Blog,  Sem categoria

Assessoria de Imprensa Gospel – A evolução

Lembro
de quando escrevi um artigo sobre Assessoria de Imprensa Gospel há algum tempo
e da repercussão que ele teve. A partir daí comecei a receber contatos de
diversas partes do Brasil (e do mundo!). Alguns de estudantes de Jornalismo,
outros de pessoas que sonhavam estudar Comunicação mas tinham dúvida sobre qual
caminho seguir, e até mesmo, de pessoas querendo me contratar para trabalhar no
meio gospel.

A
questão é que o tempo passou. Caminho para três anos de intensa atuação como
assessora de imprensa neste meio e outros quatro anos como jornalista
profissional. Muita coisa mudou ao longo desta caminhada, mas a realidade é que
ainda temos muito para avançar.
Pensando
na evolução das “assessorias de imprensa” do meio cristão o cenário é
diferente de quando comecei a trabalhar nesta área. Muita gente já entendeu que
o “assessor de imprensa” não é aquele que “faz agenda” –
existem os que também fazem – mas sim, o profissional de comunicação que pensa
estrategicamente sobre as mídias em que vai tentar colocar seu
cliente/assessorado por meio de ações que gerem a famosa “mídia
espontânea” – aquela em que o assessorado vira notícia sem ter que pagar
para aparecer na revista, televisão, jornal, rádio, site e blog.
É
isso mesmo colega! Nem tudo na vida é jabá! Ainda acredito nos bons
profissionais, em assessores de comunicação que trabalham honestamente
divulgando seus clientes. A figura do “Assessor de Imprensa” que é o
“Assessor de Comunicação” além do relacionamento com a mídia engloba hoje ações específicas nas Redes
Sociais como Twitter, Facebook, Flickr, YouTube, Blog, entre outros. O assessor
não conversa somente com a Imprensa, mas domina a tecnologia e transita bem
entre as diversas linguagens digitais como um bom webwriter.
O
assessor trabalha intensamente no processo de construção de imagem de um
ministério, igreja, banda, cantor, etc. A postura do profissional, o expertise
e também seu mailing (lista) de contatos serão pontos positivos nesse processo
de divulgação. Hoje temos no mercado mais assessores de imprensa atuando no
meio gospel do que no tempo em que escrevi o primeiro artigo (leia
aqui)
mas também, muita gente desqualificada, sem formação adequada e o
background necessário para um trabalho bem sucedido. A formação profissional é
importante, sim! Existem casos em que a prática formou o profissional, mas
creio que não substitui o tempo de estudos, pesquisas e experimentações.
Dois
segmentos no meio gospel que mais vejo utilizando os serviços de assessores de
imprensa são os cantores e as editoras. Se pretende contratar um assessor de
imprensa busque as referências profissionais dele, avalie o currículo, consulte
outros clientes dele para ter mais segurança na hora de contratar. Mas não se
iluda! O serviço de “assessoria de imprensa” sozinho não irá fazer
milagre! Geralmente é um trabalho a longo prazo, planejado, mensurado e aliado
a outras frentes de ações como marketing, bons profissionais para ajudar em
agenda, negociações, pós-venda, etc.
Uma
das novidades desde os tempos em que escrevi sobre um primeiro panorama dos
profissionais de comunicação cristãos é que agora tenho dado aulas e palestras
pelo Brasil falando sobre Assessoria de Imprensa, Mídias Sociais em Prol do
Reino de Deus e Evangelismo na Rede. Mais do que trabalhar como assessora de
imprensa tenho buscado ensinar um pouco do que tenho aprendido ao longo destes
anos e conscientizar a Igreja sobre nosso papel diante do uso da Internet e das
redes sociais. Compartilhar conhecimento é uma oportunidade para aprender um
pouco mais. Pense nisso!
Elisandra Amâncio – Jornalista
profissional, assessora de imprensa, webwriter, pesquisadora e palestrante em
Mídias Sociais.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *