Blog,  Sem categoria

#congressoAbraji Começa a 7. Congresso da ABRAJI

Começou nesta quinta, 12/7, a sétima edição do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo realizado pela ABRAJI (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). O evento é realizado na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP).

No período da manhã participei da palestra “Introdução ao Direito para os Jornalistas”, com Roberto Livianu.

O palestrante apresentou temáticas comumente utilizadas pela imprensa de forma errada. Partindo de conceitos básicos do Direito ele abordou temas como Inquérito, investigação, processo etc. Também abordou palavras usadas e termos técnicos como corpo de delito, flagrante, prisões temporárias e preventivas, liminar, habeas corpus entre outros termos. “A mídia não pode invadir a esfera do judiciário, cada um tem seu papel”, explica Livianu.

Um dos assuntos mais polêmicos foi o uso da imagem de pessoas presas que podem ser inocentadas depôs por meio de processo legal. “É preciso ter cuidado para não assassinar os direitos de alguém que pode ser inocente, é a presunção de culpa, não significa condenação”.

Ao mesmo tempo ocorria outras 10 palestras com nome conhecidos como Angelina Nunes (O Globo), Marcelo Moreira (TV Globo), Spensy Pimentel (USP), entre outros.

Acompanhem a cobertura do congresso pelo www.abraji.org.br

Post feito pelo telefone celular. Atualizado às 12h31.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *