Gripe suína
Pela manhã, ouvindo a 1ª Edição do Jornal da CBN ouvi Heródoto Barbeiro entrevistando o presidente de uma organização que representa a produção de suínos. Infelizmente, estava em trânsito e não consegui captar nem o nome dele e nem da instituição.
Porém, o mais importante que observei foi as afirmações feitas pelo entrevistado do Heródoto. Ele afirma que a Gripe Suína recebeu esse nome dos cientistas porque foi constadado que o vírus influenza – da gripe – apresenta características da gripe humana, aviária e a predominância é suína. O interessante então é que a Gripe Suína não é transmitida pelos suínos – não existe nenhum suíno doente no México -, segundo ele, o que existe é uma grande confusão causada pela escolha dos cientistas em “batizar” a gripe como “suína”.
Achei essa informação bastante importante e relevante, pois então, não existem animais doentes, e nem razão para haver embargo para consumo de carne suína. Tentei conseguir o áudio dessa entrevista no site da CBN e ela não está disponível. Vou solicitá-la, caso consiga, postarei aqui para vocês.
Pessoal, atentem para esse tipo de peculiaridade. A imprensa peca na apuração do caso, e está seguindo a linha de “uns e outros”. Em casos assim, vale a pena ouvir diversos especialistas para buscar conclusões coerentes e verdadeiras.