Blog,  Sem categoria

É ou não é ético?

Como estou “quase” de férias acadêmicas, tive a oportunidade de assistir ao Jornal Nacional desta segunda-feira, 23.

Duas reportagens ganharam minha atenção. A primeira “Pombos a serviço do crime”. No mínimo curioso a forma como os presos em uma penitenciária de Marília, no interior de SP, recebem drogas e aparelhos celular. A polícia começou a investigar a presença dos pombos no local. Ao abordar uma visitante que saia do presídio com pombos escondidos em uma sacola confirmou a suspeita. Os presos realmente contavam com o serviço de pombo-correio.

A segunda matéria sobre “Fraude dos combustíveis”, também em SP, toca em um ponto crítico no meio jornalístico, o uso das câmeras escondidas. Não sei se tenho opinião formada sobre o assunto, mas vale a pena repensar. O ponto mais importante é que a matéria comprovou que os postos de combustíveis visitados praticam fraude. Não resta dúvidas de que o consumidor é totalmente lesado quando abastece seus veículos neste lugares. Mas por outro lado, se existe a denúncia, não seria mais interessante usar os trâmites legais? A equipe de reportagem participaria de uma ação judicial, acompanhando todo processo de análise? Bom, ainda não formei minha opinião sobre o assunto. Estou pesquisando e analisando argumentos.

Deixo essa discussão aberta aos colegas internautas. É ou não é ético fazer filmagens sem autorização? Até que ponto o repórter deve ir na apuração de uma reportagem?

5 Comentários

  • Sebah Rinaldi

    Só falta agora as fraudes dos combustíveis serem feitas através dos pombos drogados e com celular, kkkkk…

    Adoro hiperlink!

    Desculpe ter avacalhado a discussão… hehehe…

    Beijos.

  • Júlia Tavares

    Oi, Elisandra, muito bacana vc usar seu blog para esses tipos de questionamentos. Eu sou contra o uso de cameras escondidas. Jornalista não é polícia. Há outros meios de conseguir a mesma noticia.
    Beijos!

  • Anônimo

    ÓTIMO enquanto a tecnologia aumenta, há quem se beneficie de técnica antiga, muito boa…

    20 de agosto 2008

    Thais Crisprimo Sorocaba

    obs; vou usar está reportagem na aula…

  • Anônimo

    ÓTIMO enquanto a tecnologia aumenta, há quem se beneficie de técnica antiga, muito boa…

    20 de agosto 2008

    Thais Crisprimo Sorocaba

    obs; vou usar está reportagem na aula…

  • Elis Amâncio

    Olá Thais, primeiro obrigada por sua visita e comentário. Sabe acho esse ponto bastante crítico e importante de ser discutido, principalmente em sala de aula. Se a imprensa fiscaliza tanta coisa, porque não pode fazer a denúncia e acompanhar o andamento dela? Acho que seria uma opção melhor que o uso de câmeras escondidas.

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *